Lenda viva da música brasileira, Rita Lee receberá o “Lifetime Achievement Award”, prêmio pelo conjunto de sua obra artística, concedido pelo Grammy Latino e, de quebra, ainda terá sua rica discografia interpreta por nomes da nova geração no programa “Acoustic Sessions 2022”.
LEIA MAIS:
- Rita Lee comenta luta contra o câncer e elogia Anitta
- Após tratamento contra um câncer, Rita Lee aparece de cabelos curtos
- Manu Gavassi homenageará Rita Lee em show de Beto Lee, filho da icônica cantora
- Luísa Sonza: “Cachorrinhas” entra no Top 100 do Spotify Global
E, claro, que para essa grande celebração foram selecionados cantoras que estão fazendo o maior na cena atual da música pop como Agnes Nunes, Giulia Be, Luísa Sonza , Manu Gavassi e Paula Lima. A performance completa estará disponível nas páginas do Facebook da Academia Latina da Gravação e também das artistas convidadas nesta quinta-feira, dia 20 de outubro.
Gravado em São Paulo, o grupo composto apenas por mulheres interpreta os clássicos da lendária cantora e compositora Rita Lee, a Rainha do Rock brazuca, que será homenageada em novembro com o Prêmio de Excelência Musical, sob a direção musical de Zé Ricardo, um dos responsáveis pela curadoria das atrações poderosas do Palco Sunset do Rock in Rio.
“Para mim, Rita Lee é uma grande inspiração enquanto mulher e poeta, além de ser também um símbolo da música brasileira mundo afora. Este projeto foi um desafio que aceitei com muita honra, além de ter sido uma experiência muito prazerosa. Unir apenas artistas mulheres brasileiras para liderar essa celebração é um reflexo dos novos tempos e o começo de um reconhecimento muito merecido para Rita e futuramente para muitas outras mulheres que ocupam diversos espaços na história da nossa música”, comenta Giulia Be, indicada ao Grammy Latino 2021.
Já Luísa Sonza, que concorre na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo de Língua Portuguesa na edição deste ano com o “DOCE 22”, ressalta: “Falar sobre sexo, sobre a liberdade de ser quem somos numa época ainda muito conservadora sem dúvidas foi um marco num ambiente musical totalmente masculino, e que até hoje enfrentamos muitos obstáculos. Lá atrás, a Rita Lee já nos ensinava e hoje segue nos ensinando com toda sua história, força, e talento”, diz.
“Trazer nossa arte como forma de transformação para tantas mulheres, assim como Rita, me inspirou e é um dos meus grandes objetivos. Apenas uma premiação como o Grammy consegue unir artistas de épocas diferentes de uma forma tão especial. É importante essas gerações conversarem para mostrar ao público como encaramos nosso trabalho hoje, em relação a como era ontem. Não devemos nunca abandonar nossa autenticidade e isso é algo que grandes artistas como a Rita Lee eram mestres em explorar”
Luísa Sonza aparece interpretando “Amor e Sexo” e “Mania de Você“, enquanto Manu Gavassi deu voz a “Esse tal de Roque Enrow” e “Coisas da Vida“. As duas cantoras aproveitaram a oportunidade para transformar o clássico “Lança Perfume” em um dueto.
Coube à Agnes Nunes emprestar vocais para as intensas “Menino Bonito” e “Desculpe o Aue“. Paula Lima escolheu “Baila Comigo” e Giulia Be ficou com “Caso Sério” e “Doce Vampiro“.
“Esta sessão acústica, apresentando as canções de Rita Lee interpretadas de novas maneiras, por novas vozes, demonstra nosso compromisso com a excelência nas artes da gravação, preservando o legado cultural da música latina”, disse Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação.
“Essas artistas representam a nova geração de criadores musicais brasileiros e incorporam nosso compromisso de construir espaços mais inclusivos para os músicos, já que nosso objetivo é preencher a lacuna de gênero dentro de nossa indústria.”
“Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria de longa data com A Academia Latina da Gravação e trazer este belo momento para o Facebook, com artistas tão destacados se unindo para homenagear uma das artistas femininas mais icônicas, Rita Lee. Será uma maneira especial para os fãs se conectarem em nossa plataforma, em torno das artistas musicais que amam.” disse Adrian Harley, Head de Parcerias com Indústria da Música da Meta na América Latina.