in

Rio2C quebra recorde de público, com 50,5 mil visitantes, e anuncia datas para 2025

Maior evento de criatividade da América Latina recebeu 1,6 mil palestrantes em 14 palcos e sete espaços de conteúdo

Rio2C 2024. Foto: Filmart / Divulgação.

O Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, recebeu na última semana mais de 50,5 mil pessoas na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). O número representa o recorde de público do evento, que ao longo de seis dias de programação reuniu 1663 palestrantes em quatorze palcos e sete espaços de conteúdo. E os organizadores confirmam: a próxima edição acontece de 27 de maio a 1 de junho de 2025. 

LEIA MAIS:

Rio2C 2024. Foto: Filmart / Divulgação.

Nesta edição, o Rio2C também quebrou recorde na inscrição de projetos para pitchings e rodadas de negócios. Estas atividades são a oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking. O Rio2C recebeu a inscrição de mais de 1,5 mil projetos nos pitchings e 1,2 mil nas rodadas de negócios. O Mercado Rio2C é aberto para iniciativas dos setores de inovação e startups, game, editorial, música e audiovisual.

Rafael Lazarini, fundador do Rio2C
Rafael Lazarini, fundador do Rio2C. Foto: Divulgação.

“O Rio2C continua a evoluir e a desempenhar um papel crucial na promoção da indústria criativa no Brasil, demonstrando a importância de repensar e fortalecer o financiamento e apoio ao setor, garantindo assim o seu crescimento e sucesso futuros. Parafraseando as palavras de Luciano Huck nesta edição do Rio2C, acreditamos firmemente que o entretenimento tem um papel fundamental em aproximar as pessoas num mundo polarizado, promovendo empatia e combatendo o ódio disseminado nas redes sociais”, analisou Rafael Lazarini, idealizador e CEO do Rio2C.

Durante a semana de criatividade, a Cidade das Artes foi palco para 511 painéis, com palestrantes brasileiros e também dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Argentina, da Nigéria e de Israel, distribuídos em 14 palcos e sete espaços multidisciplinares e transversais. O Rio2C foi apresentado pela Petrobras e pelo Governo Federal.

‘Coração do evento’, segundo Rafael Lazarini, a área de mercado do Rio2C contou com 250 players e 350 executivos participaram do Rio2C 2024. Ao mesmo tempo, na agenda de sábado e domingo (8 e 9 de junho), a Festivalia promoveu uma nova leva de painéis, workshops, oficinas e masterclasses, voltados ao púbico jovem.

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

“Quando a gente olha e pensa na vocação da cidade, o que a gente deseja pra cidade eu chamaria de Rio2C”, resumiu o prefeito Eduardo Paes, que marcou presença no segundo dia de evento.

Com a receita gerada pelos ingressos do fim de semana, o Rio2C destinou o valor arrecadado à população gaúcha e ao Rio Grande do Sul, diante das enchentes. A ação é direcionada às vítimas  do evento climático extremo e foi realizada através da Central Única das Favelas (CUFA).

Em resumo, o evento ofereceu encontros sobre tendências de diversos setores da indústria criativa, como as possibilidades de regulação do VOD (vídeo sob demanda), perspectivas de narrativas para o futuro do drama, da comédia e da animação, reconhecimento facial e racismo, inteligência artificial, impacto social na produção de conteúdo, responsabilidade social, direitos autorais e novas tecnologias.

Setores da indústria criativa

Na sexta-feira (7), o Rio2C recebeu nomes como Luciano Huck, Camila Pitanga, Carlos Saldanha, Alice Braga, Gastón Duprat, Mariano Cohn, Caleeb Pinkett e Carlos Nobre. Os painéis abordaram temas como responsabilidade social, direitos autorais, novas tecnologias e perspectivas do mercado para o futuro. A Globo Filmes celebrou os 25 anos de atividade e a Warner Bros Discovery lançou um novo projeto no evento.

Palco Story Village, no Rio2C 2024. Foto: Filmart / Divulgação.

No dia anterior, o evento de criatividade reuniu diversas gerações da música brasileira, com Jão, Daniela Mercury, Maria Rita, Fafá de Belém, Juliette, É o Tchan e Olodum, que dividiram com a plateia suas visões sobre o mercado e suas estratégias de carreira. Os  destaques do setor audiovisual incluíram Armando Bo, vencedor do Oscar, o apresentador Casimiro e Regina Casé, para citar alguns.

O evento iniciou, na terça-feira (4), com momentos como o summit Sports & Inovation, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. O espaço recebeu atletas e grandes nomes olímpicos, como os medalhistas Fernando ‘Xuxa’ Scherer, Virna Dias e Alison Mamute, além da ginasta Jade Barbosa. Dos bastidores esportivos também estiveram Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), e Gustavo Herbetta, CMO do COB.

Creators Square Stage, no Rio2C 2024. Foto: Filmart / Divulgação.

Em seguida, na quarta-feira (5), o Rio2C abarcou os painéis da TV Globo e da Netflix, além de debates sobre o mercado do audiovisual e as possibilidades de regulação do VOD (vídeo sob demanda). O maior encontro de criatividade da América Latina trouxe ainda a participação de Ron Leshem, criador da versão original da série ‘Euphoria’, assim como Ney Matogrosso, Pedro Sampaio e Juliana Paes.

A programação apresentou também entrevistas exclusivas com Mary Ellen Coe, Chief Business Officer do YouTube, e Jody Gerson, CEO da Universal Music Publishing Group, e contou com as visitas de Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, e de Tarciana Medeiros, Presidente do Banco do Brasil.

Parceria com POPline.Biz

Com o tema “The age of awareness” (“A era da consciência”), o Rio2C conectou o público com  experts da indústria criativa mundial. Junto com o POPline.Biz, a parceria construiu um espaço de conversas sobre os bastidores do mundo da música, através do palco SoundBeats II by POPline.Biz.

O público obteve insights e acompanhou entrevistas sobre carreiragestão e tendências em um espaço intimista. Os presentes também estarão bem perto de artistas e líderes da indústria da música. Confira aos painéis gravados abaixo!