in , , , , , ,

Relembre de alguns artistas do universo rock que partiram em 2022

Taylor Hawkins, Olivia Newton-John e Christine McVie compõem a lista

Artistas do universo rock que nos deixaram em 2022 | Fotos: Getty Images

Nossas reflexões sobre o ano que passou tendem a se concentrar sempre nos melhores momentos. No entanto, é válido também recordar dos momentos não tão felizes. Dessa forma, fazemos uma avaliação do que o ano teve de bom e de ruim. E é por isso que o ROCKline relembra, hoje (30), as partidas de algumas das maiores lendas do universo rock.

LEIA MAIS:

Taylor Hawkins – Foo Fighters

Em março, chegaram notícias que realmente chocaram o mundo da música: o adorável e lendário baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, havia morrido enquanto a banda estava em turnê na América do Sul.

Com apenas 50 anos de idade, Hawkins há muito consolidou sua posição como um ícone do rock, tanto como o “stickman” sorridente da banda, quanto como o baterista favorito de nomes como Slash, Brian May, Elton John, Ozzy Osbourne e outros. Dois concertos de homenagem massivos e repletos de estrelas em setembro destacaram o enorme amor que músicos de todos os gêneros tinham por Hawkins, além do enorme vazio que sua morte deixou.

Artistas do universo rock que nos deixaram em 2022 | Fotos: Getty Images

Andy Fletcher – Depeche Mode

Fletcher formou a banda de rock eletrônico em Basildon, na Inglaterra, no final dos anos 1970, com Martin Gore e Vince Clarke. Com a entrada do cantor Dave Gahan, o quarteto emplacou sucessos nas paradas, incluindo “New Life” e “Just Can’t Get Enough”. O auge do sucesso veio no final dos anos 80 e nos anos 90 com hits como “Enjoy The Silence” e “I Feel You”.

O músico faleceu aos 60 anos, em junho deste ano.

Artistas do universo rock que nos deixaram em 2022 | Fotos: Getty Images

Olivia Newton-John

Mais conhecida por interpretar Sandy no clássico filme “Grease”, Olivia Newton-John já vinha perseguindo suas paixões duplas de cantar e atuar muito antes desse papel surgir. Ela lançou seu primeiro single “Till You Say You’ll Be Mine”, em 1966; formou a dupla de turnês Pat And Olivia, juntou-se grupo Toomorrow, iniciou uma carreira solo e chegou, inclusive, a representar o Reino Unido no Festival Eurovision.

Depois de interpretar Sandy no longa, ela continuou lançando discos e interpretando papéis na TV e no cinema. Newton-John morreu em agosto, aos 73 anos, após uma batalha contra o câncer.

Artistas do universo rock que nos deixaram em 2022 | Fotos: Getty Images

LEIA MAIS:

Jerry Lee Lewis

Com o estigma de “primeiro homem selvagem do rock’n’roll”, Jerry Lee Lewis era conhecido por suas performances de alta energia e que foram fundamentais para alavancar o rock’n’roll nos anos 1950, nos Estados Unidos.

Acompanhado do bom e velho piano, Lewis é lembrado por grandes sucessos como “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On” e “Great Balls of Fire” – isso antes de sua carreira entrar em declínio, em meados da década de 1960. O cantor se envolveu em polêmica ao se casar com uma prima de apenas 13 anos de idade, o que causou uma enorme queda de popularidade.

Ele morreu em outubro, aos 87 anos.

Artistas do universo rock que nos deixaram em 2022 | Fotos: Getty Images

Christine McVie – Fleetwood Mac

A artista britânica fez parte do Fleetwood Mac entre 1970 e 1988; depois em 2014 até sua morte. Ela foi responsável por alguns sucessos do início da carreira do grupo, como “Over my head” e “Say you love me”, por dois hits do clássico álbum “Rumors” (1977): “Don’t Stop” e “You Make Loving Fun”, além de outras faixas conhecidas como “Think About Me”, “Everywhere”, “Hold Me” e “Little Lies”. 

McVie entrou para o Hall da Fama do Rock junto com os companheiros do grupo em 1998.

A cantora morreu aos 79 anos em novembro de 2022.

Artistas do universo rock que nos deixaram em 2022 | Fotos: Getty Images

Terry Hall – The Specials

O líder do The Specials, Terry Hall, foi um cantor que se tornou sinônimo de compartilhar histórias das classes trabalhadoras britânicas. Apadrinhado pelo The Clash, o The Specials – grupo no qual Terry fazia parte – emplacou sete hits no Top 10 britânico entre 1979 e 1981. Entre idas e vindas, o grupo se manteve na ativa a maior parte das últimas 4 décadas.

O músico também expandiu sua carreira musical com as bandas Fun Boy Three, The Colourfield, Vegas, além de uma brilhante carreira solo. Hall morreu, aos 63 anos, no início deste mês.

Artistas do universo rock que nos deixaram em 2022 | Fotos: Getty Images