Substituindo Roberto Alvim na Secretaria da Cultura após o secretário usar trecho de discurso do nazista Joseph Goebbels, Regina Duarte assumiu o cargo e durante o seu discurso usou um frase da música “Samba de Orly”, composta por Chico Buarque, Toquinho e Vinícius de Moraes contra a ditadura militar. A atriz falou: “General Ramos me incentivou muito: ‘Vai lá, antes que um aventureiro lance mão’”, fazendo referência à canção. A atitude de Regina Duarte chamou atenção nas redes sociais porque Bolsonaro é abertamente a favor da Ditadura e já se recusou a entregar um prêmio de literatura para Chico Buarque, o que seria bem contraditório.
Como a Regina Duarte ousou citar Chico Buarque?
— Marcia R. Busanello (@mbusanello) March 4, 2020
Regina Duarte citar Chico Buarque em sua posse é um aceno de que pretende agregar pautas e ideias e fazer o melhor pela cultura do País. Será possível nesse contexto de franco acirramento? Talvez não. Convicções políticas parecem importar + do q as pautas q as suscitam #política
— Reinaldo Glioche (@rglioche) March 4, 2020
Desde que começou o oba oba pela nomeação de Regina Duarte para a Cultura, ficamos em total silêncio, observando os excessos de entusiasmo, apoio e muita confiança nela. Estavam exagerado. Ela nem começou e já tem gente arrependida por ter dado apoio. Vai piorar.
— Luiz Fernando (@LFHSluiz) March 4, 2020
eu fui ver o discurso da regina duarte. querendo expandir os horizontes do meu prazer, tentando incluir a dor e o sofrimento auto-infligidos. 2 minutos porém foram o bastante para que eu me recolhesse a minha zona de conforto… o brasil é muito anti-brasil…
— vitinha mouth mantra (@seubrownie) March 4, 2020
eita que esse Brasil tá uma zona sem fim, não entendo mais nada, a Regina Duarte acabou de assumir e já tão pedindo a cabeça dela? os próprios apoiadores? #FicaRegina que a trama dessa novela tá ficando boa
— Rael Dideoli (@rael_dideoli) March 4, 2020