O Reels, formato de vídeos curtos do Instagram e Facebook, pode liberar um enorme potencial de crescimento para os criadores. De acordo com a Meta, o recurso pode abrir portas, tais como: mais oportunidades de ferramentas de criatividade, descoberta, desenvolvimento de público e monetização.
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Pensando nisso, a companhia de Mark Zuckerberg reuniu as 12 melhores práticas que podem aumentar a probabilidade dos vídeos serem descobertos por novos públicos e ajudar a desencadear sua próxima grande ideia.
Reels: conheça as 12 melhores práticas para produção de conteúdo
1. Relacionar-se com seu público
Crie conteúdo que conecte-se com as pessoas. Se eles assistirem ao seu Reels e pensarem: “Isso sou literalmente eu”, você está no caminho certo. Mostre situações nas quais as pessoas possam se reconhecer. E olhe para as lentes! Tente usar sua câmera selfie para criar conteúdo acessível em primeira pessoa.
2. Compartilhe seu ponto de vista exclusivo
Mostre sua personalidade, sua energia e atitude. Compartilhe suas paixões, ensine algo novo às pessoas ou comunique algo que é exclusivamente parte da sua característica.
3. Trace o enredo
Grandes Reels são construídos a partir da narrativa. Alguns dos mais populares têm um começo, meio e fim claros, ou têm um forte gancho ou recompensa, como uma grande revelação, piada ou reviravolta na história.
4. Esteja no momento
Compartilhe seu ponto de vista sobre as conversas do momento. Certifique-se de adicionar seu toque único no momento da tendência e que seja relevante para o seu nicho e público.
Para ajudar a ampliar seu alcance, use uma ou duas hashtags que sejam tendência e/ou relevantes para os temas do seu conteúdo. (Dica profissional da Meta: Hashtags como #Explorepage ou #Reels não ajudarão você a aparecer.)
5. Inicie uma tendência
Inspire e inicie uma tendência que outros possam facilmente participar ou remixar. Aproveite o o “Calendário de Momentos Culturais” e conecte-se com sua comunidade. Lembre-se: os Reels não servem apenas para entreter, mas também para convidar à participação e à colaboração criativa.
6. Deixe de lado seus medos
Lembre-se de que não existe uma maneira “certa” de criar um Reels. O seu jeito é o jeito certo. Se você está se divertindo, é provável que os espectadores também.
7. Aproveite as ferramentas
Use ferramentas criativas como texto, filtros ou efeitos. Mesmo algo tão pequeno quanto uma transição interessante pode fazer as pessoas assistirem mais de uma vez. E encontre essa boa iluminação: a luz natural é ideal, evite ficar sob luz solar direta (você vai apertar os olhos e haverá sombras). Também evite a luz diretamente acima ou logo atrás de você, pois a “luz de fundo” pode esconder seu rosto.
8. Biblioteca de música FTW
Defina a cena usando ferramentas de música e áudio em Reels. Na biblioteca de música, use o navegador para encontrar músicas para o seu Reels. Pesquise por artista, álbum ou música, ou navegue por músicas categorizadas por gênero, humor e temas. Como alternativa, você pode narrar seu vídeo ou usar áudio original de outros criadores.
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9. Vá na vertical
O conteúdo vertical (9:16) ajuda a garantir que os Reels sejam imersivos, de acordo com a Meta. O vídeo horizontal normalmente não é tão fácil de recriar e pode não ser mais distante.
10. Faça testes
O Reels é um formato que celebra a experimentação. Experimente abordagens novas, interessantes e diferentes para ver o que funciona para você e o que sua comunidade responde. É humor? Afirmações? Esquetes? Como fazer? O céu é o limite!
11. Compartilhe!
Depois de postar seu Reels, não se esqueça de compartilhar em seus Stories. Você também vai querer compartilhar do Instagram para o Facebook para exposição máxima. Os criadores do Instagram podem alcançar novos públicos no Meta, recomendando seus Reels diretamente para o Facebook, sem necessidade de criação de conta extra.
Dica profissional: considere adicionar uma foto de capa antes de compartilhar no Instagram.
12. Evite conteúdo de baixa qualidade
Não publique Reels visivelmente recicladas de outros aplicativos: evite fontes e marcas d’água de terceiros.
Algumas outras proibições comuns incluem: vídeo desfocado (devido à baixa resolução) e conteúdo que viola as diretrizes da comunidade. Da mesma forma, evite interrupções, exageros ou enganos ou iscas, pois os usuários afirmaram a Meta que não gostam de postagens com spam no Facebook e no Instagram.
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