O surgimento das Redes Sociais não mudaram apenas a forma da sociedade se relacionar, mas, também, despertaram talentos. Com a mudança dinâmica do mercado e estreias de plataformas a cada instante, uma nova geração musical brasileira desponta totalmente adaptada ao novo. A partir das ferramentas digitais, reconhecem inspirações artísticas e as amplificam para um público de milhões de pessoas.
Destaque do novo movimento de artistas no Brasil, Ananda descobriu seu potencial artístico como cantora e compositora através das redes sociais. O espaço digital tornou-se um verdadeiro palco para conexões com seu público, que aumenta a cada dia, seja no TikTok, Instagram ou YouTube. A artista que acumula mais de 14 milhões de fãs, vê as Redes Sociais como parte do amadurecimento da sua carreira autoral.
“A música sempre esteve muito presente na minha vida por causa do histórico da minha família, meu pai e meu avô eram músicos, mas eu sempre fui muito tímida e nunca fui de cantar para os outros até surgir a vontade de postar um cover no Musical.ly, atual TikTok”, diz Ananda, neta de Bola Morais, percussionista lendário do grupo Novos Baianos.
A artista revela que com o bom desempenho do vídeo nas Redes Sociais, a incentivou a continuar criando esse tipo de conteúdo nas plataformas.
“A evolução natural disso foi querer ter as minhas próprias músicas para poder expressar minhas próprias ideias e minha visão de mundo. Desde 2019, com o lançamento da minha carreira de cantora, venho buscando essa constante evolução e agora, além de cantar, estou cada vez mais me descobrindo na composição das músicas”, celebra Ananda.
Redes Sociais: vitrine para a nova geração musical
O mercado da música atento às dinâmicas da indústria, tem investido em estratégias de Marketing Digital para compreender os melhores caminhos para aumentar o engajamento em suas páginas nas redes sociais. Além disso, agregadoras musicais, gravadoras e selos têm visto as plataformas como vitrines e portfólios reais e assim, apostam em novos talentos.
Com uma equipe local dedicada, a Believe Artist Services oferece sua expertise no desenvolvimento de estratégias inovadoras de Marketing Digital, feitas sob medida para artistas independentes em mais de 14 países, incluindo a França, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Índia e Brasil.
O departamento de Artist Services aproveita a tecnologia exclusiva da Believe, e a análise de dados profunda, para fornecer resultados com foco no digital. Dessa forma, a agregadora conheceu o talento de Ananda e revela que não foram apenas os números nas redes sociais que chamaram a atenção.
“A primeira coisa que chamou nossa atenção quando descobrimos a Ananda foi, é claro, o talento dela. O segundo ponto foi não apenas o número de seguidores, mas principalmente como ela é capaz de manter uma base engajada, e em constante crescimento. Já na primeira reunião com o Tom (empresário) ficou claro que eles tinham um planejamento consistente, e a certeza de que a carreira autoral e artística seria a prioridade para o próximo ano”, revela Rafaela de Carvalho, Project Manager of Artist Services & Development da Believe Brasil.
A executiva ainda destaca que Ananda possui o diferencial de ser “digital friendly”, uma característica importante para artistas da nova geração que cresce no universo digital, tanto artisticamente, quanto a base de fãs.
“Todas essas coisas juntas nos fizeram ter a certeza de que Ananda seria o nome perfeito para construirmos um case de sucesso em Artist Services. Procuramos artistas que sejam “digital friendly” e nos quais possamos investir nossa expertise para crescer juntos. Na Ananda encontramos exatamente isso”, destaca Rafaela de Carvalho.
@anandaeu quero que a gente fique junto, mas… :/ #segundaopção♬ SEGUNDA OPÇÃO ANANDA – Ananda
Poder digital e a conexão com conteúdos autorais
No último ano, artistas que se destacaram no TikTok, como MC Niack, Bianca e 24kGoldn assinaram com gravadoras. Engana-se quem pensa que os conteúdos que viralizam precisam de uma grande produção. Em pesquisa recente feita pelo YouTube, a plataforma afirma que as pessoas têm se conectado mais com conteúdos “improvisados”, simples e verdadeiros. Nomes como Carol & Vitoria e Gabriel Elias, também reconhecem os recursos das Redes Sociais para aumentar a base de fãs, sobretudo, no período da pandemia.
“A gente consegue se conectar com um número bizarro de pessoas, que seria muito difícil fisicamente. E para espalharmos o nosso som e gerarmos essa teia, uma pessoa escuta a sua música e manda para outra, e para outra… cria uma crescente exponencial e essa é a importância do digital!”, pontua Gabriel Elias.
Em um novo momento na sua trajetória artística, Ananda lançou recentemente o single autoral “Só Eu” que marca o seu amadurecimento como compositora, em uma obra escrita em parceria com a cantora Bárbara Dias.O challenge #SóEuNaVidaReal no TikTok, em menos 48h de criação, já possui mais de 15 mil vídeos criados.
@anandaA gnt pode até achar todo mundo lindo nas redes, mas nada se compara a nossa versão sem edição! Quero ver vcs fazendo ##sóeunavidareal | ##generationnxt♬ Só Eu – Ananda
Na noite de ontem (1) Ananda reuniu mais de 8 mil pessoas em uma live realizada no TikTok e conduzida por Mari Pacheco, Editora-Chefe do POPline. As Redes Sociais e as suas atualizações constantes de ferramentas impulsionam novos talentos nativos digitais, como Ananda, que despertou seu olhar artístico graças a existência dessas plataformas.