#BIZ

Redes Sociais impulsionam nova geração musical brasileira

Foto: Ananda/Mateus Aguiar

O surgimento das Redes Sociais não mudaram apenas a forma da sociedade se relacionar, mas, também, despertaram talentos. Com a mudança dinâmica do mercado e estreias de plataformas a cada instante, uma nova geração musical brasileira desponta totalmente adaptada ao novo. A partir das ferramentas digitais, reconhecem inspirações artísticas e as amplificam para um público de milhões de pessoas.

Destaque do novo movimento de artistas no Brasil, Ananda descobriu seu potencial artístico como cantora e compositora através das redes sociais. O espaço digital tornou-se um verdadeiro palco para conexões com seu público, que aumenta a cada dia, seja no TikTok, Instagram ou YouTube. A artista que acumula mais de 14 milhões de fãs, vê as Redes Sociais como parte do amadurecimento da sua carreira autoral.

A música sempre esteve muito presente na minha vida por causa do histórico da minha família, meu pai e meu avô eram músicos, mas eu sempre fui muito tímida e nunca fui de cantar para os outros até surgir a vontade de postar um cover no Musical.ly, atual TikTok”, diz Ananda, neta de Bola Morais, percussionista lendário do grupo Novos Baianos.

Ananda despertou seu talento artístico nas redes sociais e é destaque da nova geração. Foto: Mateus Aguiar/Divulgação

A artista revela que com o bom desempenho do vídeo nas Redes Sociais, a incentivou a continuar criando esse tipo de conteúdo nas plataformas.

“A evolução natural disso foi querer ter as minhas próprias músicas para poder expressar minhas próprias ideias e minha visão de mundo. Desde 2019, com o lançamento da minha carreira de cantora, venho buscando essa constante evolução e agora, além de cantar, estou cada vez mais me descobrindo na composição das músicas”, celebra Ananda.

Redes Sociais: vitrine para a nova geração musical

O mercado da música atento às dinâmicas da indústria, tem investido em estratégias de Marketing Digital para compreender os melhores caminhos para aumentar o engajamento em suas páginas nas redes sociais. Além disso, agregadoras musicais, gravadoras e selos têm visto as plataformas como vitrines e portfólios reais e assim, apostam em novos talentos.

Com uma equipe local dedicada, a Believe Artist Services oferece sua expertise no desenvolvimento de estratégias inovadoras de Marketing Digital, feitas sob medida para artistas independentes em mais de 14 países, incluindo a França, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Índia e Brasil.

O departamento de Artist Services aproveita a tecnologia exclusiva da Believe, e a análise de dados profunda, para fornecer resultados com foco no digital. Dessa forma, a agregadora conheceu o talento de Ananda e revela que não foram apenas os números nas redes sociais que chamaram a atenção.

A primeira coisa que chamou nossa atenção quando descobrimos a Ananda foi, é claro, o talento dela. O segundo ponto foi não apenas o número de seguidores, mas principalmente como ela é capaz de manter uma base engajada, e em constante crescimento. Já na primeira reunião com o Tom (empresário) ficou claro que eles tinham um planejamento consistente, e a certeza de que a carreira autoral e artística seria a prioridade para o próximo ano”, revela Rafaela de Carvalho, Project Manager of Artist Services & Development da Believe Brasil.

A executiva ainda destaca que Ananda possui o diferencial de ser “digital friendly”, uma característica importante para artistas da nova geração que cresce no universo digital, tanto artisticamente, quanto a base de fãs.

“Todas essas coisas juntas nos fizeram ter a certeza de que Ananda seria o nome perfeito para construirmos um case de sucesso em Artist Services. Procuramos artistas que sejam “digital friendly” e nos quais possamos investir nossa expertise para crescer juntos. Na Ananda encontramos exatamente isso”, destaca Rafaela de Carvalho.

@anandaeu quero que a gente fique junto, mas… :/ #segundaopção♬ SEGUNDA OPÇÃO ANANDA – Ananda

Poder digital e a conexão com conteúdos autorais

No último ano, artistas que se destacaram no TikTok, como MC Niack, Bianca e 24kGoldn assinaram com gravadoras. Engana-se quem pensa que os conteúdos que viralizam precisam de uma grande produção. Em pesquisa recente feita pelo YouTube, a plataforma afirma que as pessoas têm se conectado mais com conteúdos “improvisados”, simples e verdadeiros. Nomes como Carol & Vitoria e Gabriel Elias, também reconhecem os recursos das Redes Sociais para aumentar a base de fãs, sobretudo, no período da pandemia.

“A gente consegue se conectar com um número bizarro de pessoas, que seria muito difícil fisicamente. E para espalharmos o nosso som e gerarmos essa teia, uma pessoa escuta a sua música e manda para outra, e para outra… cria uma crescente exponencial e essa é a importância do digital!”, pontua Gabriel Elias.

Em um novo momento na sua trajetória artística, Ananda lançou recentemente o single autoral “Só Eu” que marca o seu amadurecimento como compositora, em uma obra escrita em parceria com a cantora Bárbara Dias.O challenge #SóEuNaVidaReal no TikTok, em menos 48h de criação, já possui mais de 15 mil vídeos criados.

Challenge #SóEuNaVidaReal no TikTok, que possui mais de 15 mil vídeos em menos de 48h de lançamento. Foto: Reprodução @ananda

@anandaA gnt pode até achar todo mundo lindo nas redes, mas nada se compara a nossa versão sem edição! Quero ver vcs fazendo ##sóeunavidareal | ##generationnxt♬ Só Eu – Ananda

Na noite de ontem (1) Ananda reuniu mais de 8 mil pessoas em uma live realizada no TikTok e conduzida por Mari Pacheco, Editora-Chefe do POPline. As Redes Sociais e as suas atualizações constantes de ferramentas impulsionam novos talentos nativos digitais, como Ananda, que despertou seu olhar artístico graças a existência dessas plataformas.

Destaques

#Noticias

Algo já inerente à revelação dos indicados ao Grammy Awards é a cota de ‘esnobados’, aos olhos do público! Nesta sexta-feira (8), a Recording...

#Noticias

Após desistir de “A Fazenda 16” junto com MC Zaac, Fernanda Campos apareceu nas redes sociais para conversar com seus seguidores. De acordo com...

#BIZ

O Relatório de Arrecadação Global divulgado nesta quinta-feira (24), em Paris, pela Cisac – Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores, aponta que...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile