Foto: Divulgação/Warner Music/Serginho Carvalho/Getty Images
in

Sucessos no TikTok atraem novos contratos para gravadoras

De acordo com a plataforma, em 2019 mais de 70 artistas que viralizaram assinaram com majors

A popularidade do TikTok vem acompanhada do surgimento de novos artistas na plataforma que, após viralizarem, atraem novos contratos para as gravadoras e em 2020, não foi diferente.

Alguns exemplos recentes no Brasil estão: MC Bianca, que atingiu o Top 5 do Spotify Brasil com “Tudo no Sigilo” e assinou com a Sony Music em junho. E em setembro, Niack, que com apenas quatro meses de carreira viralizou com os hits “Oh Juliana” e “Na Raba Toma Rapão” assinou com a gravadora Warner Music.

No cenário global, o artista 24KGoldn, cujo single “Valentino” se tornou um hit viral do TikTok e pouco depois assinou um contrato com a Columbia Records, fazendo sucesso com “Mood”; Fousheé, cujos vocais foram ouvidos pela primeira vez na plataforma na faixa “Deep End”, e quem assinou recentemente com a RCA.

Um dos maiores nomes da plataforma, Lil Nas X que ganhou o Grammy 2020 como “Melhor Clipe” e “Melhor Performance de Duo/Grupo Pop” com “Old Time Road” e que hoje faz parte do cast da Columbia Records. E outros artistas com bom desempenho no TikTok que assinaram com majors incluem Claire Rosinkranz, Dixie D’Amelio, Powfu, Priscilla Block e Tai Verdes.

No entanto, o número exato de artistas que assinam contratos com grandes gravadoras depois de encontrar fama no TikTok tem sido difícil de quantificar, até hoje. De acordo com a plataforma, apenas em 2019, mais de 70 artistas que quebraram na plataforma assinaram contratos com grandes gravadoras.

Ole Obermann, chefe global de música da TikTok, disse para o Music Business Worldwide: “Nós da TikTok compartilhamos a paixão de nossa comunidade pela música e nos dedicamos a fornecer uma plataforma onde artistas e fãs possam interagir e prosperar.

“Tem sido inspirador ver nossa comunidade trazer novos talentos para a vanguarda, ajudar a enviar músicas para o topo das paradas e usar a música para criar um oásis de alegria durante um período difícil.Continuaremos a trabalhar arduamente para tornar o TikTok uma plataforma que apoie artistas e incentive o envolvimento e a descoberta musical”, afirma.

Em tempo, TikTok bateu recorde de downloads e ultrapassando o WhatsApp em 2020, saiba mais clicando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

"Como boa empresária, não posso mais perder meu foco para picuinhas", diz Jojo Todynho

“Como boa empresária, não posso mais perder meu foco para picuinhas”, diz Jojo Todynho

Casais do pop: Luisa Sonza e Vitão + Day e Carol Biazin passam primeiro final de semana de 2021 juntos