O Relatório de Negócios IMS 2023 mostra que a Dance Music é um fenômeno global. De acordo com o documento, o gênero musical cresceu 34% ano a ano, para US$ 11,3 bilhões, cerca de 16% a mais do que os níveis pré-pandêmicos. A receita aumentou em todas as categorias. As informações são do Music Week.
“A MIDiA Research tem o orgulho de ter compilado a edição de 2023 do IMS Business Report, com base no excelente trabalho de seus autores anteriores”, disse Mark Mulligan, da MIDiA Research.
“Depois de alguns anos impactados pela pandemia, a indústria global da Dance Music está de volta ao auge e este relatório reflete como o crescimento voltou em todos os vários aspectos de seus negócios prósperos”, disse Mark Mulligan, da MIDiA Research, que escreveu o IMS Ibiza deste ano.
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Após a pandemia de covid-19, de acordo com o IMS Business Report, festivais e clubes se recuperaram em 2022, representando quase metade de todas as receitas da Dance Music.
As receitas ao vivo de Dance Music aumentaram 65% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 4,1 bilhões. No entanto, ainda esteve um pouco abaixo dos US$ 4,4 bilhões de 2019.
A receita de ingressos dos clubes de Ibiza atingiu € 124 milhões em 2022, um aumento de 55% em relação a 2019. Foi sustentada por aumentos no número de eventos por local e preços médios dos ingressos. O número total de ingressos aumentou de dois milhões em 2019 para 2,5 milhões em 2022.
Os artistas de música eletrônica representaram 39% de todas as reservas de festivais em 2022, acima dos 33% em 2021. Embora os DJs representassem 15% das 100 principais reservas, que englobam festivais e outros eventos, no ano passado, essa participação caiu de 21% em 2021.
As receitas de publicação de música cresceram mais de duas vezes mais rápido do que as gravações em 2022. Os rendimentos combinados aumentaram 13% em relação ao ano anterior, para US$ 1,9 bilhão. A Dance Music aumentou ligeiramente a participação no mercado de música gravada.
A produção de música e hardware aumentou 7%, para US$ 2,8 bilhões. O relatório identificou isso como uma área de crescimento de longo prazo para a Dance Music. O crescimento das execuções do gênero no SoundCloud foi de até 24% e destaca a importância da plataforma para os vários subgêneros.
O relatório também observou a crescente importância do TikTok, que forneceu faixas de momentos virais de LF System, Eliza Rose, David Guetta e Calvin Harris & Ellie Goulding, que alcançaram o primeiro lugar.
O IMS Business Report apontou um forte crescimento de assinantes internacionais para a plataforma de dança Beatport, bem como um crescimento consistente nas vendas de download para seu público de DJs. Tech House continua sendo o gênero líder no site de compra de música online de música eletrônica.
Durante o IMS, o Beatport revelou uma parceria para permitir que os artistas do TuneCore distribuam suas músicas para a plataforma.
Por meio da nova parceria, os artistas que utilizam qualquer um dos planos de distribuição ilimitados da TuneCore poderão enviar suas músicas para a plataforma Beatport por uma taxa adicional de US$ 7,99 por mês (cobrado anualmente).
“A música eletrônica é um dos principais gêneros entre os artistas da TuneCore. Por meio dessa nova parceria com o Beatport, a TuneCore tem o prazer de oferecer opções de distribuição abrangentes para nossos artistas eletrônicos em todo o mundo e dar a eles acesso a um canal direto de seu estúdio de gravação para o mundo vibrante de clubes, festivais e rádio, bem como o potencial para oportunidades promocionais adicionais por meio dos DJ Charts do Beatport e recursos editoriais renomados”, disse Andreea Gleeson, CEO do TuneCore.
Durante o IMS, a Spinnin’ Records revelou que alcançou a marca de 30 milhões de assinantes em seu canal no YouTube. Sua última campanha na plataforma foi tema de uma palestra da IMS.
“A Spinnin’ Records é uma verdadeira inovadora em seu campo. Eles entendem que a música é sobre contar histórias e construir um mundo — ficamos impressionados com a recente campanha comemorando seu notável marco de 30 milhões de assinantes . Em uma época em que os fãs de música estão consumindo conteúdo em vários formatos, seus Shorts e jogos de quebra-cabeça interativos impulsionaram o barco, e foi um prazer apoiar sua visão inovadora no YouTube”, declara Dan Chalmers, diretor de Música EMEA, YouTube.
“Este é um dia de orgulho para a Spinnin’ Records, os fãs, nossa equipe e todos os artistas que fizeram sua contribuição inestimável para alcançar este marco. Com o tempo, o canal de Spinnin se transformou em um ponto de encontro para a comunidade internacional de dança, apresentando o conteúdo mais criativo, bonito e surpreendente que não poderíamos imaginar há 16 anos atrás. Empreendimentos recentes como Spinnin’ Create e Infinity Shorts enfatizaram essa notável evolução”, disse Susanne Hazendonk, vice-presidente de marketing da Spinnin’ Records.