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Receita de música latina atinge US$ 627 milhões no 1º semestre de 2023, aponta a Luminate

O Relatório de Música Latina também revela que os ouvintes hispânicos estão recorrendo ao Whatsapp para se comunicar e descobrir novas tendências musicais
Shakira e Karol G. Foto: Divulgação.

As receitas da música latina  estão crescendo nos Estados Unidos. O consumo  aumentou em 15% em comparação com o primeiro semestre de 2022, como aponta o Relatório de Música Latina da Luminate. Além disso, o espanhol é a segunda língua mais ouvida na música nos EUA, representando cerca de 23% dos consumidores.

Esses marcos seguem um ano promissor para as receitas da música latina em 2022, quando o gênero atingiu um recorde histórico de US$ 1,1 bilhão. Em 2023, o segmento musical está a caminho de mais um ano recorde, já que a RIAA relatou um novo recorde no meio do ano de US$ 627 milhões.

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Novos dados da Luminate também sugerem que o aumento foi alcançado graças aos novos produtos de subgêneros, incluindo o mexicano regional, um cenário em rápida evolução que registrou um crescimento de 56% somente neste ano. Hitmakers como Shakira e Karol G já mergulharam no mercado, que coletou um total de 14,3 bilhões de streams sob demanda nas primeiras 34 semanas de 2023.

O relatório da Luminate também fez a descoberta de que 73% dos ouvintes hispânicos usam o WhatsApp para descobrir novas músicas e se comunicar, 265% mais do que a população em geral. Esse fato parece se manter em escala comercial, já que o último single de Bad Bunny foi anunciado nos recursos de ‘canais’ recém estabelecidos da plataforma.

Bad Bunny. Foto: Divulgação.

A música latina também é considerada o quinto maior gênero nos EUA, enquanto o R&B domina o primeiro lugar, seguido pelo hip-hop, pop, rock e country. Além disso, segundo a Luminate, os ouvintes de música latina gastam 120% mais por mês em atividades relacionadas à música do que outros ouvintes e 58% dos fãs latinos relatam dedicar mais da metade de seus gastos mensais com música em eventos ao vivo.

Ainda assim, o principal proponente deste crescimento, responsável por 98% das receitas da música latina, é o streaming. As assinaturas pagas atingiram um total de US$ 431 milhões, totalizando mais de dois terços da receita total. 

Já a receita adicional de serviços de rádio digital e personalizado (Pandora, SiriusXM e serviços de rádio pela Internet) cresceu 13%, para US$ 36 milhões – aumentando muito depois de experimentar uma queda de 5% em 2022 – para representar 6% da receita total da música latina. Os downloads permanentes (US$ 4,8 milhões) e formatos físicos (US$ 4,7 milhões) representaram, cada um, menos de 1% da receita total, queda de 21% e 37%, respectivamente, durante o primeiro semestre de 2023.

“As receitas da música latina nos EUA atingiram um máximo histórico em 2022, e o crescimento continuou em meados do ano até 2023. Isto foi impulsionado tanto pela vitalidade dos sucessos clássicos como pelos novos lançamentos no topo das paradas que influenciaram a cultura e a sociedade em geral”, disse Rafael Fernandez Jr., vice-presidente sênior de políticas públicas estaduais e relações industriais da RIAA.

Rafael Fernandez Jr., vice-presidente sênior de políticas públicas estaduais e relações industriais da RIAA. Foto: Reprodução/LinkedIn.

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