A distribuidora Altafonte acaba de assinar contrato de exclusividade com o rapper e compositor Rashid, nome artístico de Michel Dias Costa. A chegada do artista ao catálogo da Altafonte representa a caminhada da empresa em investir em talentos da cena musical brasileira com possibilidade de expansão de carreira.
LEIA MAIS:
- Alok doará cachê do seu show no 64º aniversário de Brasília; saiba mais!
- Receita global de música gravada cresce 9,8% e atinge cerca de R$ 176,5 bi em 2023
- Recorde em 2024, Spotify pagou R$ 240 bi em royalties para artistas em seis anos
- Lollapalooza 2024: Veja como transferir a pulseira para outra pessoa
Com um carreira de quatorze anos desde o lançamento de seu primeiro EP, Rashid tem uma agenda de shows lotados pelo Brasil e possui parcerias com nomes como Emicida, Duda Beat, Tuyo, Rincon Sapiência e Drik Barbosa. Com três EPs, três mixtapes, quatro discos de estúdio e centenas de shows, Rashid soma mais de 160 milhões no canal oficial do YouTube, e mais de 350 milhões no streaming.
“Eu lembro a primeira vez que ouvi o som do Rashid e fiquei impactada, desde então venho acompanhando a sua trajetória na música. Para nós da Altafonte é um privilégio ter um dos rappers mais consolidados do Brasil no nosso casting”, comenta Monica Brandão, head de A&R na Altafonte.
Como um dos expoente da nova geração do hip hop, reconhecido como um dos “três temores” do rap, Rashid começou a desenvolver suas rimas nas batalhas de MCs do Santa Cruz, na zona sul de São Paulo. O primeiro lançamento veio em 2010, com o EP “Hora de Acordar”, depois o rapper foi cravando seu lugar na cena com lançamentos de mixtapes anuais: Dádiva e Dívida (2011), Que Assim Seja (2012) e Confundindo Sábios (2013).
“Tô bem empolgado com esse novo passo. Conheço uma parte da equipe Altafonte de longa data e sei do trabalho excelente que tem sido feito aqui com vários artistas. Quero trazer meu melhor pra essa parceria, tanto em música quanto em estratégia, porque tenho certeza que eles me darão a plataforma que preciso para alcançar novos lugares”, afirma Rashid sobre o novo passo na carreira.
O artista mineiro lançou em 2019 o projeto Tão Real, dividido em três temporadas de conteúdos transmídia, e ao final de 2022 o projeto Movimento Rápido dos Olhos, ambos lançados pela Sony. No último, mescla canções com uma narrativa animada animação em quadrinhos ao longo de 15 faixas. O contrato com a Altafonte, empresa global de música e tecnologia nascida em Madri, significa um aceno ao investimento em revelações de distintos gêneros musicais no país e na capacidade criativa nacional.
“Rashid é um dos maiores expoentes do Rap e a sua entrada na Altafonte reforça a nossa trajetória no gênero, que talvez tenha chamado mais atenção em nossa história com outros grandes representantes como: Marcelo D2, Black Alien, Tasha e Tracie , Ebony, Djonga, Don L, entre outros”, reforça Alex Schiavo, CAO da Altafonte.