Vencedor do Grammy Latino 2021 na categoria ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’, com a música ‘Lisboa‘, em parceria com Ana Caetano, do duo Anavitória, Paulo Novaes lançou em outubro deste ano o projeto ‘Protocolar Vol II’, em parceria com o músico português Janeiro.
Para o primeiro semestre do ano, o cantor tem um EP programado em parceria com Luiz Gabriel Lopes e o grupo Kayatibu, formado por músicos do povo HuniKuin, do Acre.
O último disco de estúdio de Paulo Novaes, ‘Minha Cabeça’, foi disponibilizado nas plataformas digitais em 2021. Desde de então, o artista vem em um processo de pesquisa e observação, tanto do momento contemporâneo quanto da história da música no mundo e, principalmente, no Brasil.
“Se pudesse resumir meu momento de carreira, diria que estou buscando sair do meu lugar comum através de provocações internas, pesquisas e troca com outros artistas que trazem referências diferentes das minhas. Isso irá reverberar nos próximos projetos que estão por vir até chegar no próximo disco de estúdio, que ainda está em processo de composição mas já tem nome: ‘Investigando o Céu’”, diz Paulo Novaes.
Leia Mais:
- Quem é Dudalu, duo em ascensão da Nova MPB?
- Quem é a banda Rock Beats, que foi indicada na categoria ‘Brasil’ do Prêmio Multishow 2023?
- Exclusivo: Quem é Aísha, compositora de músicas do ‘Escândalo Íntimo’, que lança primeiro seu single?
‘Protocolar’: a união além mar de Paulo Novaes e Janeiro
Concebido em 2019, o projeto ‘Protocolar’ de Paulo Novaes, em parceria com o músico português Janeiro, nasceu na cidade de Lisboa, no período em que Paulo viveu em Portugal. A iniciativa foi criada após uma longa conversa sobre como a ‘protocolariedade’ e burocracia que são impostas pelo sistema, limitam infinitas possibilidades de vida e como isso se reflete em todas as áreas da sociedade.
O volume dois do projeto acontece após a pandemia de covid-19, no início de 2021, na cidade de Avaré. Depois de anos sem se encontrarem, os músicos se debruçam novamente sob a temática da protocolariedade e fazem nascer a segunda parte que, segundo Paulo e Janeiro, ainda terá muitos volumes.
‘Vida Lá Fora’, primeiro single do ‘Protocolar Vol II’ expressa o que ambos viveram desde a criação do álbum ‘Protocolar, Volume I’, também numa proposta de união da música em língua portuguesa, unindo Portugal ao Brasil. O resultado foi uma mescla entre a canção portuguesa e a MPB, o orgânico e o eletrônico.
Mas, afinal, quem é Paulo Novaes?
Nascido em São Paulo, Paulo Novaes, 30 anos, é compositor, cantor e instrumentista. O cantor tem músicas gravadas por nomes como Jorge Drexler, Lenine, Anavitória, Flávio Venturini, Luiza Possi, Bruna Caram, Outroeu, Leandro Léo, Tiago Nacataro, Janeiro, Duda Brack, Pedro Altério, entre outros.
Em 2016 lançou o álbum de estreia, ‘Esfera’, que figurou em listas de ‘Melhores do Ano’ da imprensa especializada. ‘Baú do Coração’, seu segundo disco, foi lançado em 2018. Foi nesse ano que ele se mudou para Lisboa, onde viveu até 2020.
Os anos em Lisboa pautou seu terceiro trabalho, ‘Minha Cabeça’, lançado em 2021. A canção ‘Travo’, primeiro single da obra, atingiu em apenas 4 meses a marca de 1 milhão de plays no Spotify.
Composição de Paulo Novaes, a música ‘Perdoa’, gravada pelo duo Anavitória no início de 2019, ultrapassa a marca dos 16 milhões de plays no YouTube, além de 20 milhões no Spotify.
Recentemente, para o álbum de Anavitória, Paulo colaborou com a composição ‘Lisboa’ feita em parceria com Ana Caetano e que contou com a participação de Lenine, atingindo mais de 2 milhões de plays nas plataformas digitais em menos de um mês do lançamento. A canção também ganhou versão em espanhol, escrita e interpretada por Jorge Drexler.