O IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media divulgou nesta quarta-feira, (25) os dados do Digital AdSpend. A pesquisa, publicada pelo Meio & Mensagem, mostra que a publicidade digital no Brasil cresceu 11% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a modalidade movimentou R$ 16,4 bilhões no mercado local.
Leia Mais:
- 92% dos brasileiros usam dicas e conselhos de influenciadores e criadores, aponta pesquisa do IAB Brasil
- IAB Brasil revela que publicidade em podcast é tendência e funciona
- Publicidade digital movimenta R$ 36,9 bilhões no Brasil, em 18 meses
Os pequenos e médios anunciantes aumentaram em 13% seus investimentos e, por isso, alavancaram os resultados nacionais, como é dito no estudo. Isso mostra que eles representaram 75% dos share geral. Os top 50 anunciantes, de acordo com a pesquisa, investiram 8% a mais em publicidade digital neste ano e corresponderam a 25% do share.
Na primeira metade deste ano, a compra de anúncios via agências de publicidade correspondeu a 67% do total, segundo o relatório. O dado mostra um aumento de 15% nesse tipo de aquisição. Por sua vez, o aporte aplicado diretamente pelos anunciantes alcançou 33%, com alta de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Devices, formatos e canais
Em relação a dispositivos, de acordo com o Meio & Mensagem, a pesquisa apontou que os aparelhos móveis totalizaram 76% dos investimentos em publicidade digital. Por sua vez, o desktop chegou a 24%. Já os canais, as plataformas de redes sociais receberam 55%, search 30% e publishers e verticais 15%.
O estudo ainda revelou que 37% do valor foi direcionado para vídeos – sendo 33% para display, como banners, ads, posts e gifts, e 30% para sites de busca.
Os setores da publicidade digital
Ainda de acordo com o Meio & Mensagem, a pesquisa evidenciou que cinco principais setores concentraram 60% do investimento em publicidade digital. O comércio (27%), serviços (13%), mídia e conteúdo (8%), eletrônicos e informática (6%) e financeiro securitário (6%) são os destaques.
Do montante, o relatório mostrou que dentro dos 40% aplicados estão, como aponta o Meio & Mensagem, 22 setores, como higiene pessoal e beleza; educação; cultura, lazer, esporte e turismo; alimentos; e automotivo. Além disso, bebidas, telecomunicações, vestuário e acessórios, farmacêutico, administração pública e social também fazem parte desse grupo.