in

Provoke Edutainment Club passa a gerir projetos de Learning Experience da Rock World

Em uma parceria inédita, a nova empresa de Agatha Arêas e a Rock World se unem para um olhar aprofundado no segmento Edutainment

Agatha Arêas. Foto: @fredericonceptual

A partir de outubro deste ano os projetos de Learning Experience da Rock World passam a ser geridos pela Provoke Edutainment Club. A empresa foi fundada e é presidida por Agatha Arêas, que atuou por mais de 20 anos pela Rock World, somando 20 edições de Rock in Rio e uma de The Town.

Com um currículo robusto na empresa criada por Roberto Medina, que conta com cargos como Diretora de Marketing e VP da LExU, com a liderança de projetos como Rock in Rio Academy e The Town Learning Journey, Agatha Arêas assume um novo desafio na Provoke, onde também vai atuar com a educação e entretenimento e seguir trabalhando ao lado da Rock World. No entanto, agora como parceira direta da marca neste segmento.

Leia Mais:

“Sou privilegiada por ser formada por essa ‘grande escola’ Roberto Medina, que me ensinou na prática a arte de sonhar e fazer acontecer, que mais do que a cultura de uma empresa, é uma filosofia de vida. E serei sempre uma multiplicadora dessa filosofia, levando às pessoas a crença de que o impossível não existe e que todos somos capazes de fazer acontecer os nossos sonhos”, disse a Agatha Arêas, presidente e fundadora da Provoke Edutainment Club.

Agatha Arêas. Foto: @fredericonceptual

Para Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, é natural que a unidade de experiências de aprendizagem ganhe vida própria sob a batuta de Agatha.

“Estamos juntos há muitos anos. Agatha faz parte do grupo que liderou o crescimento da empresa até aqui, tendo feito parte da internacionalização do Rock in Rio – de Lisboa, passando por Madri e Vegas. É uma criativa como nós, partilhando o DNA empreendedor. Aquele que nos leva a realização dos sonhos. E, na verdade, a chegada da Provoke traz inúmeras possibilidades não só para a Agatha mas para a própria Rock World de pensarmos outros projetos em parceria. E tenho certeza de que vem muita coisa boa por aí. Podem aguardar”, comenta Roberta Medina.

Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World. Foto: Divulgação.

A unidade de negócios foi oficialmente criada em abril de 2019, mas como explica Agatha, “a centelha para a criação da LExU foi sem dúvida o Rock in Rio Academy, criado em 2015, quando eu ainda era a Diretora de Marketing do Rock in Rio e identifiquei a oportunidade de criação de um programa formativo com base no estudo do caso Rock in Rio, na voz de seus executivos, no local onde o festival acontece e durante a sua realização. Para dar forma à ideia pioneira que se transformou no método de Live Case Study, juntamo-nos com a HSM, grande referência em formação executiva no Brasil e fizemos com sucesso, naquele ano, a primeira de 7 edições do programa que já formou mais de 3.600 alunos entre Brasil e Portugal”.

Durante os últimos quatro anos, Agatha Arêas liderou a unidade de negócios, colecionando projetos relevantes como o próprio Rock in Rio Academy; o festival de conversas sobre temas importantes da sociedade – Rock in Rio Humanorama; a masterclass How to Rock in Rio; o primeiro livro de negócios do Rock in Rio, ‘A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer’; o summit de inovação humana realizado em Portugal, Rock in Rio Innovation Week; e o recente The Town Learning Journey. 

Esses projetos foram consumidos por mais de 47 mil pessoas – maioritariamente do Brasil e de Portugal – entre alunos dos programas de formação e participantes dos eventos de desenvolvimento de habilidades humanas.

 “Desde a primeira edição do Academy, fui mordida pelo bichinho da Educação. Mergulhei nos vários possíveis caminhos para a transformação da Educação e conheci o conceito de ‘Edutainment’, termo cunhado por Walt Disney, em 1954, quando ele já acreditava que seus musicais, parques e filmes eram conteúdos edificantes, que passavam mensagens inspiradoras, mas também educativas, embaladas em grandes doses de emoção e diversão. E aí, pensei: “o Rock in Rio é uma das maiores marcas de entretenimento do mundo. E tanto do que fazemos inspira e transforma vidas. Temos diversos projetos que objetivam levar maior letramento social e ambiental às pessoas. Os milhares de profissionais que passam pela nossa empresa são extremamente valorizados pelo mercado. Ora, então vamos estruturar todo esse conhecimento e dividir com o mundo o legado da marca. E vamos fazer isso unindo o Entretenimento à Educação”, disse Agatha Arêas.

Agatha Arêas. Foto: @fredericonceptual

Após estes anos de operação da LExU, ficou claro que há muito mais o que fazer e mais pessoas a alcançar com as experiências de aprendizagem inspiradas na cultura das marcas Rock World, cujo core business está na realização dos festivais de música. E que, aproveitando a crescente demanda do mercado por formatos inovadores para a educação B2C e B2B, esse seria o momento certo para a criação de uma empresa independente e inteiramente focada no negócio da educação. 

“Os projetos criados pela área de Learning Experience da Rock World nos orgulham imensamente, porque têm contribuído de forma relevante para o fortalecimento do legado das nossas marcas. Percebemos que o business tem espaço para crescer e por isso encorajamos a Agatha a abrir sua própria empresa, ganhando foco e agilidade”, disse Luis Justo, CEO da Rock World.

Luis Justo, CEO da Rock World. Foto: Divulgação.

Provoke começa operação com duas verticais: Co-branded e Originals

Com sede em São Paulo, a nova empresa conta com um time inicial de 12 colaboradores, que serão responsáveis pelas duas verticais de negócio da empresa: a de ‘Co-branded’, onde estão os produtos criados em parceria com a Rock World, e também com outras marcas que desejem partilhar sua cultura e modelo de negócios com o mercado em forma de experiências de aprendizagem.

Já a segunda vertente, a de ‘Originals’, estarão contemplados projetos que trazem soluções para demandas do mercado como a formação de novos líderes, o conflito de gerações no ambiente de trabalho, diversidade e inclusão na gestão de pessoas e criação de experiências memoráveis para o cliente e para o colaborador.

“A Provoke já nasce com oito anos de uma história de sucesso que foi escrita com a Rock World, empresa composta de pessoas empreendedoras, criativas, ousadas e do bem. Não poderíamos ter tido uma incubadora melhor!”, reconhece Agatha Arêas.

O primeiro projeto a ser realizado sob a gestão da Provoke é o ‘Rock your Team’, MBA em gestão de equipes, com base nos pilares da cultura Rock in Rio e concebido em parceria com a HSM, que foi lançado na terça-feira (5), exclusivamente para os participantes do The Town Learning Journey e que estará disponível no mercado a partir de novembro. E a empresa seguirá anunciando novidades, como o primeiro produto da sua plataforma de Liderança que será lançado em janeiro de 2024.