A polêmica declaração de Damon Albarn sobre Taylor Swift, concedida durante entrevista ao Los Angeles Times, rendeu um rebuliço nas redes sociais. Na ocasião – enquanto discutira a diferença entre compositores e co-compositores -, o vocalista do Gorillaz afirmou que Swift não escrevia suas canções.
A cantora criticou a fala do músico britânico – que pediu desculpas logo em seguida, alegando que sua resposta foi reduzida a um clickbait pelo jornal.
> Damon Albarn pede desculpas à Taylor Swift após declaração polêmica
Leia mais:
- Taylor Swift rebate declaração de Damon Albarn sobre seu trabalho como compositora
- Damon Albarn causa polêmica e afirma: “Taylor Swift não escreve suas músicas”
- Taylor Swift lançará vinil especial no Record Store Day 2022
A fala de Damon respingou na classe política – que agrega grandes fãs de Taylor. O presidente do Chile, Gabriel Boric, usou sua conta no Twitter para defender a cantora de quem já demonstrou ser um seguidor fiel.
“Aqui no Chile você tem um grande grupo de apoiadores que sabe que você escreve suas próprias músicas do coração. Não leve a sério caras que precisam insultar ou mentir para chamar a atenção. Abraços do sul Taylor”, escreveu Boric.
Here in Chile you have a huge group of supporters who knows that you write you own songs from the heart. Dont take seriously guys that need to insult or lie to get attention. Hugs from the south Taylor
— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) January 25, 2022
>Swiftie: Gabriel Boric, novo presidente do Chile, prova que é fã de Taylor Swift
Entenda
Mais cedo, Damon, causou polêmica ao afirmar que Swift não escreve realmente suas músicas. Para ele, co-escrever é algo bem diferente – essa visão seria algo mais “tradicionalista” no conceito de composição.
Na entrevista, eles estavam falando de bons compositores e o conceito do que é realmente uma boa música. Foi aí que o entrevistador soltou o nome de Taylor Swift como um exemplo positivo, mas ele não concordou.
“Isso não conta. Eu sei o que é co-escrever. Co-escrever é muito diferente de escrever”, disse Albarn. “Não estou odiando ninguém, só estou dizendo que há uma grande diferença entre um compositor e um compositor que co-escreve. Não significa que o resultado não possa ser realmente ótimo”, soltou ele.
Albarn ameniza citando ícones que não são compositores: “E alguns dos maiores cantores – quero dizer, Ella Fitzgerald nunca escreveu uma música em sua vida. Quando eu canto, eu tenho que fechar meus olhos e apenas estar lá. Acho que sou um tradicionalista nesse sentido“, comentou.
Da nova geração, ele elogia Billie Eilish: “Uma compositora realmente interessante é Billie Eilish e seu irmão. Estou mais atraído por isso do que por Taylor Swift. É apenas mais sombrio – menos infinitamente otimista. Muito mais íntimo e estranho. Acho ela excepcional”.