#BIZ

Portishead lança música em modelo user-centric do SoundCloud

INDIO, CA - APRIL 26: Musician Beth Gibbons of Portishead during day 2 of the Coachella Valley Music and Arts Festival at the Empire Polo Field on Saturday April 26, 2008, in Indio, California. (Foto: Matt Simmons/Getty Images)

O grupo Portishead lançou ontem (8) o seu cover da música “SOS” do ABBA exclusivamente no SoundCloud, marcando a primeira vez que que a banda disponibiliza a faixa comercialmente por meio do Fan-Powered Royalties, o modelo user-centric (centralizado no usuário) de pagamento de royalties da plataforma.

“Quando soubemos que o SoundCloud mudou para um sistema de pagamento centrado no usuário, mais justo de streaming de música, ficamos felizes em torná-lo o único lugar para transmitir nossa versão inédita do ‘SOS’ do ABBA”, disse Geoff Barrow, do Portishead. “Depois de gravá-lo anos atrás para o filme HighRise de Ben Wheatley, estamos entusiasmados por finalmente compartilhá-lo com o mundo, e estamos ainda mais entusiasmados porque todos os lucros de streaming vão para uma grande causa”, afirma Barrow.

“O som atemporal do Portishead inspirou incontáveis ​​artistas e deu origem a muitos gêneros emergentes no SoundCloud”, disse Michael Pelczynski, Chefe de Estratégia de Conteúdo eDdireitos do SoundCloud.

“Estamos honrados por Portishead ter escolhido SoundCloud, a única plataforma onde a conexão do artista com os fãs é diretamente recompensada, como o primeiro lugar para lançar exclusivamente seu cover desta música icônica”, diz o executivo.

Como parte do lançamento de ‘SOS’, o SoundCloud e o Portishead farão uma contribuição para a Mind, uma instituição de caridade do Reino Unido voltada para a saúde mental.

O projeto “Streams from the track”, que foi originalmente criado para o filme “High-Rise” de 2015, estrelado por Tom Hiddleston e Sienna Miller, vai gerar receita por meio dos royalties dos fãs do SoundCloud – um modelo de pagamento pioneiro disponível para artistas independentes que monetizam no SoundCloud.

Direcionado diretamente por uma base de fãs de um artista, os royalties da assinatura de cada ouvinte ou receita de publicidade são distribuídos entre os artistas que eles realmente ouvem, em vez de suas peças serem agrupadas – beneficiando artistas independentes com fãs leais, de acordo com o SoundCloud.

 

“Fan-Powered Royalties”: tudo que você precisa saber sobre a nova forma de pagamento do SoundCloud

O formato é o mesmo que já vem sendo discutido há algum tempo na indústria, o Modelo “User-Centric” em que o dinheiro seria dividido com base no compartilhamento de escuta por usuário – ou seja, os fãs do artista. Os royalties movidos por fãs é a aposta do SoundCloud para oferecer opções mais justas e transparentes para artistas emergentes e independentes ganharem dinheiro.

“Muitos na indústria desejam isso há anos. Estamos entusiasmados por sermos os únicos a trazer isso ao mercado para melhor apoiar os artistas independentes. O SoundCloud está posicionado de forma única para oferecer este novo modelo transformador devido à poderosa conexão entre artistas e fãs que ocorre em nossa plataforma”, disse Michael Weissman, CEO da SoundCloud.

O lançamento deste novo modelo de pagamento representa um movimento significativo na direção estratégica do SoundCloud para crescer e criar novas oportunidades diretamente com artistas independentes. Conheça mais detalhes sobre o modelo acessando aqui.

Destaques

#BIZ

A morte de Liam Payne, ex-integrante do One Direction, na última semana, me fez refletir novamente sobre um ponto que vem afetando nossa sociedade...

#BIZ

 A cantora Marina Sena e a sua empresária Talita Morais deram vida a um equipamento cultural, localizado em uma das primeiras casas modernistas do...

#BIZ

A Laboratório Fantasma, chega ao seu 15º ano de funcionamento e é natural que, em marcos simbólicos como este, os seus líderes revisitem todo...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile