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Pesquisa revela detalhes sobre consumo, preferências e atividade publicitária no Rádio

Foto: Unsplash

A Kantar IBOPE Media lança uma edição especial do Inside Radio, estudo anual que reúne os insights atualizados sobre o meio. A pesquisa aponta que o Rádio foi consumido por 83% da população das 13 regiões metropolitanas auditadas de abril a junho de 2022, o que representa um incremento de 3 pontos percentuais em relação a 2021. Entre esses ouvintes, 58% afirmam consumir na mesma medida ou com maior intensidade em relação aos últimos 6 meses.

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Segundo os dados da Kantar IBOPE Media, que analisou 13 regiões metropolitanas de abril a junho de 2022, revelam que 57% dos brasileiros acreditam que o meio é marcante como uma boa fonte de informação; 55% afirmam se emocionar através da música/esportes/religião, 38% enxergam o Rádio como um companheiro e 35% o veem como um parceiro para a diversão. O perfil predominante entre os ouvintes é de indivíduos entre 30 e 49 anos (42%), das classes AB (44%) e C (41%).

“Ao longo de 100 anos de existência, o Rádio teve que se adaptar em diferentes momentos de sua história para se manter relevante, tanto em termos de conteúdo quanto de plataformas e formatos de mídia. E, como acontece com todos os meios de comunicação atualmente, o Rádio busca um modelo ideal para a realidade do digital, que apresenta uma nova configuração cross media, com múltiplos e convergentes pontos de contato e formatos diversos para engajar a audiência. O Rádio segue forte, presente e essencial na vida dos brasileiros”, conclui Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media. Foto: Reprodução/LinkedIn

Rádio online

Outro dado revelado na pesquisa, que auditou 13 regiões metropolitanas de abril a junho de 2022,  mostra que o Rádio online também tem crescido, o que evidencia sua capacidade de se reinventar ao longo dos anos para manter a audiência. Cerca de  7,4 milhões de pessoas (85% a mais que em 2019) afirmam ter consumido o meio através da internet nos últimos 30 dias, ficando, em média, ouvindo conectados por 2h45 por dia.

Já o consumo no celular (70%), cresceu 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 30% dos ouvintes consumiram o meio de forma online através do computador. Além disso, a convergência de plataformas e formatos de áudio permitiu que o consumo se diversificasse para plataformas como Youtube (20%), além da Televisão (7%) e Smart Speakers (6%).

Os podcasts seguem com grande destaque na preferência do público: 40% dos ouvintes de Rádio se engajaram com esse formato entre abril e junho deste ano – um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2021. Os cinco assuntos mais buscados são: entrevistas (45%), humor (42%), política (33%), música (29%) e notícias (25%).

Publicidade no Rádio

Ainda de acordo com o estudo, que coletou informações de 13 regiões metropolitanas de abril a junho de 2022, Rádio continua sendo um importante canal para a publicidade. Cerca de 37% dos ouvintes que lembram ter ouvido propagandas já compraram ou pesquisaram produtos apresentados em anúncios no meio, especialmente em cinco categorias: supermercados/ hipermercados/ atacadistas, restaurantes/ lanchonetes, lojas de departamento, medicamentos em geral e serviços financeiros.

Por tudo isso, o volume de inserções tem aumentado ano após ano. Cresceu 16% de janeiro a junho de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020 e mais 25% de janeiro a junho de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Os formatos comerciais mais utilizados são os de até 30 segundos: as inserções de 5 segundos subiram 47%, os comerciais de 15 segundos 13%, e dos de 30 segundos 24%.

No primeiro semestre de 2022, o Rádio contou com quase 6.700 anunciantes, 31% a mais do que no mesmo período do ano passado, distribuídos em mais de 7 mil  marcas, o que representa 38% de aumento. Desses totais, quase 3.200 anunciantes são exclusivos, ou seja, veiculam publicidade apenas neste meio, e entre as marcas, o número sobe para quase 3.800. As quantidades de novos anunciantes e novas marcas no primeiro semestre de 2022, ou seja, que não haviam anunciado no Rádio no primeiro semestre de 2021, também surpreendem: chegam a quase 4.000 e quase 5.000, respectivamente.

Os setores que mais anunciam no meio são serviços ao consumidor, com 26% do share, comércio (23%), administração pública e social (8%), financeiro e securitário (8%), cultura, lazer, esporte e turismo (7%), farmacêutico (5%), telecomunicações (4%), construção e acabamento (3%), alimentos (3%), e automotivo (2%).

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