O Instagram anunciou sua primeira campanha de marca no Brasil, chamada “Você Que Faz”, para falar sobre como a plataforma ajuda a impulsionar a cultura junto com pessoas que fazem parte da comunidade no Brasil. Dentro da estratégia de divulgação da campanha, o produtor Papatinho foi convidado para criar um beat exclusivo para desafios do Reels.
> O que está bombando no Reels? Descubra no #POPlineBizTrends
A campanha, criada pela África junto com o Instagram e diversos criadores, conta uma série de ativações e filmes que começaram a ser transmitidos no dia 20 de outubro na própria plataforma, na TV aberta, por assinatura, em meios digitais, em formatos físicos e também nos cinemas, ficando no ar até o dia 19 de dezembro.
Os roteiros e produções da campanha privilegiam os formatos da plataforma e mostram a importância da inspiração nos principais territórios de interesse da geração jovem, além de diferentes formas de ativação.
Em uma delas, o Instagram convocou o produtor Papatinho (@papatinho) para contar o que o inspira na hora de criar uma produção, o que resultou em um beat exclusivo para o desafio de #VocêQueFazChallenge no Reels, seguido por outros criadores como Rebeca Andrade (@rebecarandrade) e Nath Araujo (@nanaths).
Além disso, a própria comunidade também poderá estrelar a campanha em formatos inovadores de mídia Out-of-Home, que serão transmitidos em pontos icônicos como a Avenida Paulista, onde o usuário, ao publicar um Reels ou Stories com a #VocêQueFazChallenge poderá aparecer na tela.
O Instagram ainda vai convidar diferentes criadores emergentes da plataforma para um Festival de Cinema, lançando o desafio de criar um vídeo 100% vertical usando as ferramentas do Instagram, principalmente o Reels.
Leia mais:
- Instagram: collabs, post por desktok, e 2D e 3D lyrics effects para Reels
- Exclusivo: Som Livre e Instagram lançam clipe das “Patroas”
- Instagram lança ferramenta de Status da Conta; saiba como funciona
Campanha “Você Que Faz”
O primeiro filme, produzido pela My Mommo e co-dirigido pelo Kid Burro e o criador Fernando Schlaepfer (@anendforque), traz a Evil Twin criando a trilha em cima de um clássico do Tom Zé, com inspirações da geração jovem com gêneros de Trap e Funk.
O filme traz a história de um usuário da plataforma que, ao navegar pelo aplicativo cheio de conteúdo incrível, se identifica com alguns deles, encontrando assim inspirações diversas que somadas, vão deixar o seu ‘cabelo na régua’, mas da sua maneira. Instigado com as diferentes possibilidades, ele evolui em cima das várias referências e cria seu próprio estilo, e assim que cria, divide essa sua nova versão através de um Reels super autêntico e divertido no Instagram.
No fim, esse novo estilo vira inspiração para outro usuário que acaba se motivando para cortar o cabelo na régua também, completando – ou dando início – a um novo ciclo de inspiração e expressão criativa na plataforma.
“Queremos mostrar o poder da nossa comunidade brasileira super diversa no Instagram, que tem a capacidade de juntar duas coisas diferentes e construir uma nova, e reforçar a importância que a plataforma tem de inspirar essas pessoas que se conectam profundamente com o que elas mais amam e se interessam”, comenta Bernnardo Bonnard, Head de consumer marketing do Instagram.
“E o mais bacana é ver como as infinitas inspirações que existem dentro da plataforma, ajudam as pessoas a evoluírem. Toda essa nova geração de jovens e criadores estão impulsionando a cultura e inovando diariamente, e o Instagram é um parceiro importante nesse movimento, é a ferramenta onde todos conseguem explorar novidades, aprender com a comunidade, expressar sua individualidade, compartilhar mais sobre o que acreditam e expandir seus pontos de vista, gerando uma troca que pode inclusive ir além da inspiração, virando transformação”, conclui.
Permeando os filmes e conteúdos da campanha, outras histórias ilustram como é possível expressar sua identidade através da criatividade e como a plataforma tem ferramentas que permitem às pessoas explorarem o que quiserem fazer com o Instagram: de danças a desafios divertidos no Reels até os mais diversos formatos de vídeos e fotos – Feed, Stories, vídeos mais longos e muito mais.
“Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão buscando uma conexão genuína e autêntica umas com as outras. ‘Você que faz’ tem tudo a ver com a beleza desse processo de descoberta”, comenta Heloisa Pupim, PMO da Africa.
Rodrigo Marangoni, ECD da Africa, completa: “A campanha mostra como explorar coisas novas e nos expressar criativamente nos faz sentir mais sintonizados com quem realmente somos e como isso acaba gerando um ciclo de inspiração para outras pessoas e, consequentemente, formando nossa própria identidade”,