O país está vivendo uma nova alta nos casos de coronavírus que, associados à gripe e à influenza, voltou lotar as unidades de saúde. Em posse desses dados, o Governador da Bahia, Rui Costa (PT), publicou um decreto nesta segunda-feira (10), que determina novas medidas para frear o avanço do vírus no estado.
Dentre as principais determinações, ficam autorizados apenas eventos com a ocupação máxima de 50% da capacidade do local e presença de público não superior a 3.000 (três mil) pessoas, sempre respeitados os protocolos sanitários estabelecidos.
Leia mais:
- Governador da Bahia cancela Carnaval 2022: ‘impossível fazer’
- Anavitoria cancela show que aconteceria neste sábado em Salvador
- Famosos com Covid-19! Veja quem testou positivo após festas de fim de ano
Em função do aumento do número de casos de #Covid19, eventos e shows na Bahia só poderão ser realizados obedecendo a capacidade máxima de 50% dos espaços, respeitando o limite de até 3 mil pessoas. Esta medida também vale para equipamentos esportivos, teatros e cinemas.
— Rui Costa (@costa_rui) January 10, 2022
O decreto é válido em todo território do Estado da Bahia, durante o período de 11 de janeiro até 25 de janeiro de 2022, para eventos como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parque de diversões, teatros, cinemas, museus e afins.
Além disso, o Rui Costa destacou no decreto que a realização de eventos com venda de ingressos também fica condicionada à presença de público limitada e ao atendimento, pelos artistas, público, equipe técnica e colaboradores dos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras.
Os museus, parques de exposições e espaços congêneres também funcionarão com acesso limitado, sendo vedada a realização de excursões para visitações de tais equipamentos.
De acordo com o Decreto, a vacinação deverá ser comprovada, mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “CONECT SUS” do Ministério da Saúde, que contenha a confirmação de:
I – duas doses da vacina ou dose única, para o público geral;
II – uma dose da vacina para crianças e adolescentes alcançados pela Campanha de Imunização contra a COVID-19, observado o prazo de agendamento para segunda dose;
III – doses de reforço subsequentes da vacina para o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização contra a COVID-19.
Cancelamento de grandes eventos em Salvador
Após o anúncio do decreto, uma chuva de cancelamentos brotou nas redes sociais dos eventos previstos para o período de 11 de janeiro até 25 de janeiro. Eventos como o Circuito Musical Verão 22, adiou os shows que seriam realizados nos dias 15 de janeiro (Larissa Luz, Pitty e BaianaSystem) e dia 22 de janeiro (Titãs e Jota Quest). A produção informou que novas datas serão divulgadas em breve.
O Baile da Santinha In the Park, evento comandando por Léo Santana, cancelou as duas próximas edições que aconteceriam nas sextas, dia 14 e 21 de janeiro, no Parque de Exposições de Salvador. Porém, a Salvador Produções, responsável pela realização dos eventos, confirmou que fará um novo evento nesta sexta-feira (14), para 3 mil pessoas, no Wet, seguindo as orientações do decreto. Entre as atrações estão Léo Santana, João Gomes e Tayrone. A Festa Magia, de Luiz Caldas e Zeca Baleiro, que aconteceria no 15 de janeiro, também foi adiada, ainda sem data confirmada para acontecer.