“Tudo Destruído” é o título da música que antecede o lançamento de “Retórica Diabólica”, o segundo álbum do Matanza INC. Agora em parceria com o selo Estelita, a banda reestabelece sua proposta de dar continuidade ao trabalho autoral desenvolvido por Marco Donida. Ouça no player a seguir:
LEIA MAIS:
- ‘Brutal Brega’, de João Gordo, traz primeiro single: ‘Fuscão Preto’
- Shaman confirma show em São Paulo para apresentar ‘Ritual’ e ‘Rescue’
- Max Cavalera fala como aprendeu inglês mesmo tendo abandonado a escola
Com direção de Eduardo Kurt, o videoclipe traz a banda crua em um cenário distópico, como sugerem os versos desesperançosos da letra. Antigo parceiro da banda e autor de outros clipes do Matanza, como “Ela Roubou meu Caminhão”, “Pé na Porta e Mulher Diabo”, Kurt sabe como ninguém transformar música em caos audiovisual.
Vital na voz, Donida na guitarra, Dony no baixo e Jonas na bateria esbanjam entrosamento musical, liberdade criativa e propriedade para pavimentar um sólido caminho com o Matanza INC. É o que sugere o single “Tudo Destruído” e o que promete a “Retórica Diabólica”.
“O material do disco foi desenvolvido durante a pandemia de Covid e respeitando as normas de isolamento social. Os arranjos foram todos resolvidos de maneira remota, cada um em sua casa”. Só em novembro de 2021, por fim, que a banda pode se reunir para ensaios presenciais, um mês antes de entrarem no estúdio High Five em São Paulo para o início das gravações.
“Retórica Diabólica” é um álbum que expande fortemente os horizontes musicais da banda. As letras seguem sarcásticas e provocativas, ou seja, levanta questionamentos sobre a nossa percepção dos problemas do mundo. Em suma, o disco tem previsão de lançamento no dia 10 de junho.
Nova reformulação
O Matanza encerrou suas atividades em 2018. As justificativas foram “resolução de questões pessoais”. Logo após anunciarem o fim do Matanza, o grupo apresentou Vital Cavalcante como o novo vocalista e a banda, por fim, foi rebatizada de Matanza INC.