in

Orquestra Petrobras Sinfônica: concerto de fim de ano sob regência de Isaac Karabtchevsky

No repertório estão obras de Johann Strauss Jr., Tchaikovsky, Carlos Gomes e César Guerra-Peixe

Isaac Karabtchevsky | Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Para encerrar a temporada 2021, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará um concerto especial de final de ano na Sala Cecília Meireles, neste domingo (19), às 17h, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. No repertório, estão obras como “Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky, “O Guarani”, de Carlos Gomes, “Mourão”, de César Guerra-Peixe, e “No belo Danúbio azul” e “Valsa do imperador”, de Johann Strauss Jr.

“O concerto de final de ano apresenta um repertório que acolhe compositores que escreveram músicas para serem compreendidas e compartilhadas pelo grande público”, convida o maestro Isaac Karabtchevsky.

O maestro fala ainda sobre a importância do reencontro entre a Orquestra e o público, após um ano e meio de reclusão, e anuncia a turnê 2022. “Eu considero que seja oficialmente a nossa retomada no sentido mais amplo, pois ela prevê não só os concertos que comemoram tradicionalmente o final de ano e as festividades de Natal, mas também empreende, no mês de janeiro e fevereiro, uma turnê nacional”, comenta.

E completa: “Considero isso um grande salto em direção à plena restituição à vida cultural brasileira, com a veiculação da música em proporções que a tornam compatíveis com a volta gradual, mas fundamental do público”. Os ingressos estão a venda pelo Sympla.

Orquestra Petrobras Sinfônica | Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Leia mais:

Números da Orquestra Petrobras Sinfônica

A Orquestra Petrobras Sinfônica tem como uma de suas premissas a democratização da música de concerto para o maior número de pessoas, e vem realizando ações com esse objetivo desde sua fundação. Ainda em 2016, a orquestra incluiu no seu repertório concertos populares com releituras sinfônicas de artistas e bandas como Los Hermanos, Metallica, Pink Floyd, Michael Jackson, Coldplay e, mais recentemente, Guns N’ Roses.

A partir de abril de 2020, a orquestra intensificou a produção de conteúdo online, e identificou a demanda por crescente veiculação de vídeos de seus concertos nas redes sociais, uma nova forma de se relacionar com o seu público, através do digital. Desde então, somou aproximadamente 10 milhões de visualizações e cerca de 80 mil inscritos no YouTube (um crescimento de mais de 430%), consolidando-se como a orquestra brasileira com maior presença digital nessa rede.