A série “Euphoria”, da HBO, é um verdadeiro sucesso, já rendeu várias indicações às principais premiações da TV, incluindo um Emmy na categoria de Melhor Atriz de Drama para Zendaya, mas nem todo mundo tá feliz com a trama do programa e uma organização publicou um comunicado afirmando que “Euphoria” glamouriza o uso de drogas.
Leia mais:
- Muito além de “Euphoria”: Confira 5 filmes com Zendaya no elenco
- Música inédita de Lana Del Rey aparece em teaser de “Euphoria”
- Com 2.4 milhões de espectadores, estreia de Euphoria bate recorde
- Zendaya alerta fãs sobre possível gatilho na 2ª temporada de “Euphoria”
Um representante da organização D.A.R.E. – Drug and Alcohol Resistance Education (Educação para a Resistência às Drogas e Álcool, em tradução livre) enviou um comunicado ao site TMZ, afirmando:
“Ao invés de apoiar o desejo de todos os pais de manter seus filhos seguros das potenciais consequências horrorosas do abuso de drogas e outros comportamentos de alto risco, o drama televisivo da HBO, ‘Euphoria’, escolhe glorificar equivocadamente e retratar erroneamente o uso de drogas por estudantes do ensino médio, vício, sexo anônimo, violência e outros comportamentos destrutivos como comuns e difundidos no mundo de hoje.
É infeliz que a HBO, mídias sociais, críticos de programa de televisão e publicidade paga tenha escolhido descrever o programa como ‘inovador’, ao invés de reconhecer as potencias consequências negativas em crianças em idade escolar que hoje enfrentam riscos sem paralelo e desafios de saúde mental.”
Apesar do comunicado, a organização D.A.R.E. não é bem vista pelo público e estudiosos do tema nos Estados Unidos. Seu programa “Just Say No” (Apenas Diga Não, em português), foi lançado em 1983 nas escolas estadunidenses e acarretou em uma maior incidência de adolescentes no mundo das drogas a partir de 1992, com dados baseados em um estudo da Universidade de Indiana.