banner com link para rádio globo
Capa álbum do Nirvana, "Nevermind". Foto: Divulgação/Geffen
in ,

Nirvana: “Nevermind” ganha relançamento em comemoração aos 30 anos do álbum

“Nevermind 30th Anniversary” conta com faixas ao vivo, gravadas no início da carreira do grupo.

1991 foi de fato um grande ano para a música e principalmente para rock, já que os fãs do gênero foram supridos com grandes lançamentos naquele ano. Um deles foi o segundo álbum do Nirvana, “Nevermind”, que completa 30 anos amanhã e, em novembro, ganhará relançamento recheado de novidades.

Quando chegou às lojas, “Nevermind” alcançou o topo das paradas rapidamente e seu impacto no mercado musical elevou Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl ao status de mega estrelas do rock, colocando-os entre os artistas mais influentes e bem-sucedidos de todos os tempos. O disco botou o grunge nas rádios e na TV de todo o mundo e até hoje serve de inspiração para outros músicos e fãs de todas as gerações.

Álbum do Nirvana, Nevermind ganha reedição de 30 anos. Foto: Divulgação/Geffen

O legado de “Nevermind”, que completa 30 anos em 2021, será celebrado através do relançamento do mesmo, que virá recheado de novas faixas, inclusive gravações ao vivo datadas do início da carreira do trio. No dia 12 de novembro, o disco ganhará reedição multiformato com um total de 94 faixas de áudio e vídeo, sendo 70 inéditas.

As faixas estarão disponíveis em formatos que vão desde as edições Super Deluxe até o digital / CD padrão e vinil único de 7 polegadas com bônus tracks. Em todos as configurações, “Nevermind” estará remasterizado em 192kHz de alta resolução e 24 bits.

Leia mais:

As faixas ao vivo do “Nevermind 30th Anniversary” compreendem quatro shows ao vivo completos que documentam a ascensão histórica do Nirvana:

  • “Live in Amsterdam”, show na Holanda gravado e filmado em 25 de novembro de 1991 no famoso clube Paradiso;
  • “Live in Del Mar”, show na Califórnia gravado em 28 de dezembro de 1991 no Pat O’Brien Pavilion, no Del Mar Fairgrounds;
  • “Live in Melbourne”, show da Austrália gravado em 1 de fevereiro de 1992 no The Palace, em St. Kilda;
  • “Live in Tokyo”, show no Japão gravado no Nakano Sunplaza em 19 de fevereiro de 1992.

Todos os quatro shows foram remasterizados e fazem parte das edições “Nevermind Super Deluxe”, que estarão disponíveis em ambos os formatos de vinil e CD + Blu-ray.

Junto com o anúncio do relançamento, o Nirvana liberou uma versão de “Breed” gravada no show que aconteceu em Amsterdam. Ouça agora:

Escrito por Mari Pacheco

Deezer divulga artistas e músicas mais ouvidos de rap, funk e internacional

Hungria estará no quadro “E aí, POPline?” desta sexta

“No Nukes”: Históricos shows de Bruce Springsteen ganham lançamento oficial