Álbum do Nirvana, Nevermind ganha reedição de 30 anos. Foto: Kirk Weddle
in ,

Nirvana: Bebê da capa de “Nevermind” cresceu e agora vai processar a banda

Spencer Elden tinha 4 meses quando foi fotografado e agora quer indenização por “pornografia infantil”

O bebê cresceu e… processou o Nirvana! Spencer Elden, conhecido por estrelar uma das capas mais famosas da história, botou Dave Grohl, Krist Novoselic e até Courtney Love (responsável pelo espólio de Kurt Cobain) na Justiça alegando “exploração sexual infantil” ao usar uma foto sua, com 4 meses de idade, na artwork do álbum “Nevermind“, que completa 30 anos.

> Relembre sucessos do Nirvana 

Nirvana: Bebê da capa de "Nevermind" cresceu e agora vai processar a banda
Spencer Elden chegou a recriar a icônica foto do álbum em duas oportunidades e mantinha contato com os remanescentes da banda. Agora decidiu processá-los (Foto: John Chopple)

Em um processo que também inclui o fotógrafo Kirk Weddle e as gravadoras por trás do lançamento do álbum, Elden alega que sofreu “danos ao longo da vida” e diz que seus tutores legais nunca assinaram um documento com direitos de imagem e nunca foram pagos. Biógrafos da banda alegam que as fotos feitas para capa, com o consentimento dos pais, teriam sido remuneradas por 250 dólares.

Elden também alega que houve “distribuição de materiais privados sexualmente explícitos, negligência e o que é descrito como um empreendimento de tráfico sexual“, onde ele teria sido “forçado a se envolver em atos sexuais comerciais enquanto tinha menos de 18 anos“.

O dano permanente que ele quase sofreu inclui, mas não está limitado a, sofrimento emocional extremo e permanente com manifestações físicas, interferência em seu desenvolvimento normal e progresso educacional, perda vitalícia de capacidade de ganho de renda, perda de salários passados ​​e futuros, despesas passadas e futuras para tratamento médico e psicológico, perda do gozo da vida, e demais prejuízos a serem descritos e comprovados no julgamento da matéria“, diz a ação.

Nirvana: Bebê da capa de "Nevermind" cresceu e agora vai processar a banda
A capa recriada por Spencer Elden por ocasião dos 25 anos do álbum (Foto: John Chopple)

Segundo a Pitchfork, Spencer Elden pede uma indenização de 150 mil dólares (cerca de 787 mil reais) de cada uma das partes.

O fotógrafo Kirk Weddle era amigo de Rick Elden, pai de Spencer Elden. E em um bate-papo informal sugeriu que seu filho fosse fotografado por ele.

Leia mais:

“[Weddle] nos ligou e disse, ‘Ei, Rick, quer ganhar 200 pratas e jogar seu filho na piscina?”, disse Rick à NPR em 2008. “Ele disse que estava tirando fotos de crianças a semana toda e nos convidou ao Rose Bowl. Acabamos fazendo uma grande festa na piscina. Ninguém tinha a menor ideia do que aconteceria”, completou.

O então bebê Spencer teria recebido uma cópia de um disco de platina de “Nevermind” e um ursinho de pelúcia pela Geffen Records em 1991.

Vale ressaltar que Elden recriou a imagem várias vezes ao longo dos anos e tem a palavra “nevermind” tatuada em seu peito. Mas em uma entrevista de 2016 para a GQ Australia, revelou ter ficado insatisfeito com a arte de “Nevermind“.

Reveja o clipe de “Come As You Are”, segundo single de “Nevermind“, que também traz cenas do making of da capa:

Escrito por Daiv Santos

ADIDAS RESPECT JISOO

BLACKPINK: Fãs pedem respeito à Jisoo após boicote de famosa marca

Summer Of Love

Shawn Mendes cria camisinha temática para divulgar “Summer of Love”