Foto: Tom Barnes
in ,

Dave Grohl fala sobre o sentimento do Nirvana ao escrever “Smells Like Teen Spirit”

“Estávamos mais focados em canções como ‘In Bloom’, ‘Lithium’ e ‘Breed’”, comenta o músico

Nevermind“, o revolucionário segundo álbum do Nirvana, completa 30 anos nesta sexta-feira (24). E Dave Grohl, então baterista da banda, comentou sobre a composição da lendária faixa de abertura “Smells Like Teen Spirit” e admitiu que não era uma música em que a banda se concentrou enormemente na época.

Foto: Divulgação

Em conversa com a NME, o vocalista do Foo Fighters disse que a música foi escrita no espaço de ensaios do Nirvana, lembrando de como ela começou a acontecer: “Eu gostei do riff que Kurt Cobain criou porque é percussivo. Aquelas batidas suaves e penetrantes entre os acordes realmente se inclinavam para o padrão do riff de bateria”.

Grohl continua: “Para ser honesto, naquela época, ouvíamos muitos Pixies da fase ‘Bossanova‘. E nós estávamos apenas nos divertindo, de verdade. Estávamos criando novas músicas todos os dias. Krist Novoselic, eu acredito, tem gravações diferentes de todas essas canções. Ideias de riff que nunca foram usadas nessas músicas que compõem o ‘Nevermind‘”.

Leia mais:

O impacto colossal de “Teen Spirit” faz Grohl repensar: “Claro, ninguém tinha qualquer previsão psíquica para imaginar o que a música se tornaria. Nós apenas arrasamos, porra, em um pequeno espaço de ensaio que era como um celeiro. Eu não sabia quais eram as letras. O padrão melódico de Kurt mudava a cada vez que a tocávamos. E até entrarmos no estúdio para gravá-la, eu não tinha percebido o poder dela. O groove era realmente poderoso”.

Imagine escrever “Smells Like Teen Spirit” e pensar que é apenas “outra música legal”? Grohl finaliza: “Acho que todos estavam mais focados em músicas como ‘In Bloom’ ou ‘Lithium’ ou ‘Breed’. Ninguém prestou muita atenção em ‘Teen Spirit’ enquanto estávamos gravando. Nós apenas pensávamos ser outra música legal para o álbum”.

Dá para acreditar?

Escrito por Daiv Santos

Sindicato nega registro de Juliette como atriz

Sindicato nega registro de Juliette como atriz

A Fazenda 13: Bil Araújo ironiza e diz que Erika “não tem maturidade”