Capa álbum do Nirvana, "Nevermind". Foto: Divulgação/Geffen
in ,

Ação contra Nirvana diz que “bebê do ‘Nevermind’ foi retratado como Hugh Hefner”

Advogados de Spencer Elden dizem que banda queria “desencadear uma resposta sexual visceral do espectador”.

Detalhes da ação que Spencer Elden move contra o Nirvana foram revelados pelo site Digital Music News e diz que ele foi retratado como Hugh Hefner na capa do lendário álbum “Nevermind”.

Leia mais

Segundo a reportagem, Spencer alega que foi “estilizado e fotografado” para representar o magnata da Playboy e novamente cita “pornografia comercial infantil” como a maior causa de ação contra à banda. Kurt Cobain, Dave Grohl, Krist Novoselic, o fotógrafo Kirk Weddle, o designer Robert Fisher e as gravadoras Universal Music, MCA Records e a Greffen Records são os réus do caso.

Spencer Elden chegou a recriar a icônica foto do álbum em duas oportunidades e mantinha contato com os remanescentes da banda. Agora decidiu processá-los. (Foto: John Chopple)

O novo processo reitera a alegação do processo original de que o Nirvana pretendia “desencadear uma resposta sexual visceral do espectador ao jogá-lo debaixo d’água e tirar fotos que destacaram e enfatizaram os órgãos genitais expostos de Spencer”.

A ação chega exatamente no aniversário de 30 anos do “Nevermind” e o anúncio de várias atividades em celebração ao álbum. Elden alega que sofreu “danos ao longo da vida” e diz que seus tutores legais nunca assinaram um documento com direitos de imagem e nunca foram pagos. Biógrafos da banda alegam que as fotos feitas para capa, com o consentimento dos pais, teriam sido remuneradas por 250 dólares.

Elden também alega que houve “distribuição de materiais privados sexualmente explícitos, negligência e o que é descrito como um empreendimento de tráfico sexual“, onde ele teria sido “forçado a se envolver em atos sexuais comerciais enquanto tinha menos de 18 anos“.

O dano permanente que ele quase sofreu inclui, mas não está limitado a, sofrimento emocional extremo e permanente com manifestações físicas, interferência em seu desenvolvimento normal e progresso educacional, perda vitalícia de capacidade de ganho de renda, perda de salários passados ​​e futuros, despesas passadas e futuras para tratamento médico e psicológico, perda do gozo da vida, e demais prejuízos a serem descritos e comprovados no julgamento da matéria“, diz a ação.

Segundo a Pitchfork, Spencer Elden pede uma indenização de 150 mil dólares (cerca de 787 mil reais) de cada uma das partes.

Vale ressaltar que Elden recriou a imagem várias vezes ao longo dos anos e tem a palavra “nevermind” tatuada em seu peito. Mas em uma entrevista de 2016 para a GQ Australia, revelou ter ficado insatisfeito com a arte de “Nevermind“.

A capa recriada por Spencer Elden por ocasião dos 25 anos do álbum (Foto: John Chopple)

Dave Grohl tem ideias para a nova capa de “Nevermind”

O Nirvana pode acabar mudando a icônica capa de seu álbum “Nevermind. De acordo com o baterista Dave Grohl em uma entrevista ao The Sunday Times, ele está trabalhando em algumas ideias para a nova arte que deverá ser usada no relançamento por conta do 30º aniversário do trabalho.

Contudo, Grohl ainda não tem certeza do que vai acontecer. “Tenho muitas ideias de como devemos alterar essa capa, mas veremos o que acontece. Vocês saberão em breve. Tenho certeza que vamos encontrar algo bom”, disse na entrevista.

 

Escrito por Amanda Faia

Adele domina as paradas do Spotify com o álbum 30!

“30”: Novo álbum de Adele vende mais de 500 mil cópias nos seus três primeiros dias

Entenda como será a formação da 10ª roça em “A Fazenda 13”!