in ,

Faixa-etária do público que ouve Nirvana é o mesmo de 30 anos atrás

Pesquisa foi divulgada pela Deezer em virtude do relançamento de “Nevermind”

Foto: Mark Seliger

Nos últimos dias muito se falou sobre os 30 anos de “Nevermind“, a obra-prima do Nirvana. E a Deezer liberou uma pesquisa interessante sobre a faixa-etária dos ouvintes da banda na plataforma. Com o anúncio do relançamento do álbum com mais de 90 versões inéditas para novembro, faixas como “Smells Like Teen Spirit” entraram na Top Worldwide, playlist da Deezer que contempla as 100 canções mais ouvidas do momento no mundo.

Álbum do Nirvana, Nevermind ganha reedição de 30 anos. Foto: Divulgação/Geffen

A canção também figura no topo das músicas mais ouvidas do álbum, seguida de “Come As You Are” e “Lithium”. A França foi o país que mais ouviu as faixas do álbum. Em segundo lugar ficou o Brasil e México em terceiro. Paris, São Paulo e Rio de Janeiro ocupam as primeiras posições em cidades que mais deram play nas canções do icônico disco na plataforma Deezer.

Leia mais:

Com isso, a Deezer pode elaborar sua pesquisa mediante o aumento do interesse do público no Nirvana nos últimos dias. Engana-se quem pensa que apenas as pessoas com mais de 30 anos ainda escutam a banda de Seattle. Cerca de 27% dos ouvintes têm entre 18 e 25 anos.

Muitos não eram nascidos quando o Nirvana tomou conta das rádios e dominou a cena musical underground que explodia na década de 1990. As pessoas entre 36 e 45 anos ocupam 27,75% dos ouvintes da banda. Essa faixa etária viu o álbum ser apresentado ao mundo pela primeira vez, recheado de músicas que contém um dos toques de guitarra mais marcantes do rock mundial.

Nirvana: “Nevermind” ganha relançamento em comemoração aos 30 anos do álbum

1991 foi de fato um grande ano para a música e principalmente para rock, já que os fãs do gênero foram supridos com grandes lançamentos naquele ano. Quando chegou às lojas, “Nevermind” alcançou o topo das paradas rapidamente e seu impacto no mercado musical elevou Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl ao status de mega estrelas do rock, colocando-os entre os artistas mais influentes e bem-sucedidos de todos os tempos.

O disco botou o grunge nas rádios e na TV de todo o mundo e até hoje serve de inspiração para outros músicos e fãs de todas as gerações. O legado de “Nevermind” será celebrado através do relançamento do mesmo, que virá recheado de novas faixas, inclusive gravações ao vivo datadas do início da carreira do trio. No dia 12 de novembro, o disco ganhará reedição multiformato com um total de 94 faixas de áudio e vídeo, sendo 70 inéditas.

As faixas estarão disponíveis em formatos que vão desde as edições Super Deluxe até o digital / CD padrão e vinil único de 7 polegadas com bônus tracks. Em todos as configurações, “Nevermind” estará remasterizado em 192kHz de alta resolução e 24 bits.

As faixas ao vivo do “Nevermind 30th Anniversary” compreendem quatro shows ao vivo completos que documentam a ascensão histórica do Nirvana:

– “Live in Amsterdam”, show na Holanda gravado e filmado em 25 de novembro de 1991 no famoso clube Paradiso;
– “Live in Del Mar”, show na Califórnia gravado em 28 de dezembro de 1991 no Pat O’Brien Pavilion, no Del Mar Fairgrounds;
– “Live in Melbourne”, show da Austrália gravado em 1 de fevereiro de 1992 no The Palace, em St. Kilda;
– “Live in Tokyo”, show no Japão gravado no Nakano Sunplaza em 19 de fevereiro de 1992.

Todos os quatro shows foram remasterizados e fazem parte das edições “Nevermind Super Deluxe”, que estarão disponíveis em ambos os formatos de vinil e CD + Blu-ray.