As receitas de música gravada nos EUA cresceram 27% no primeiro semestre de 2021 em relação a 2020, de acordo com o relatório de meados do ano da RIAA publicado pela Variety. De acordo com a publicação, as assinaturas pagas continuaram a ser o maior contribuinte para o crescimento, abrangendo quase dois terços da receita total e mais de 80 milhões de assinaturas pagas pela primeira vez.
A receita aumentou de US$ 5,6 para US$ 7,1 bilhões (cerca de R$ 37 bilhões) no valor de varejo. Em valor de atacado, as receitas aumentaram 25%, de US$ 3,7 bilhões no primeiro semestre de 2020 para US$ 4,6 bilhões (R$ 24 bilhões) no mesmo período de 2021. Ainda de acordo com a publicação, os números ano após ano são distorcidos pela pandemia, que teve um efeito devastador na indústria na forma de fechamentos de lojas, adiamentos e cancelamentos de turnês e outras interrupções.
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O streaming foi responsável por 84% de todas as receitas, um aumento de 26% ano após ano, para US$ 5,9 bilhões, devido principalmente a novos acordos de licenciamento com empresas como o Facebook e aplicativos de fitness digital como Peloton.
A receita de assinatura de streaming pago totalizou US $ 4,6 bilhões – também um aumento de 26% – e foi responsável por 78% da receita geral. As assinaturas de serviços de música sob demanda cresceram 13%, para um recorde de 82,1 milhões nos Estados Unidos, ante 72,6 milhões no mesmo período em 2020.
A receita de assinatura limitada subiu para US$ 452 milhões, respondendo por 10% dos dólares de streaming, enquanto as receitas suportadas por anúncios – que ficaram praticamente estáveis no ano passado – cresceram 54% para US $ 741 milhões. Rádios digitais e personalizadas, incluindo distribuições SoundExchange, aumentaram 3%, para US $ 585 milhões.
Crescimento do Vinil
Segundo a publicação, as vendas de vinil dispararam 94%, para US $ 467 milhões, embora esse número também tenha sido drasticamente distorcido pelo fechamento de lojas durante a pandemia e impactado severamente o Record Store Day do ano passado, que é tradicionalmente o maior dia de vendas do ano.
A receita de CDs aumentou 44%, para US $ 205 milhões, mas ainda permanece 19% menor do que no mesmo período de 2019. Os CDs representaram apenas 30% da receita física, enquanto o vinil respondeu por mais de 2/3 da receita de formato físico. A receita de vendas de download digital continuou a cair, 6%, para US $ 319 milhões, assim como a receita de vendas de faixas digitais (queda de 12%) e a receita de vendas de álbuns digitais (queda de 4%).
Em resumo, streaming compreendeu 84% das receitas, vendas físicas 10%, vendas de download digital 5% e sincronização 2%.