in

Mudanças nas paradas: Billboard Hot 100 vai privilegiar streamings pagos e Reino Unido vai começar a contar vídeos


As duas principais paradas de sucessos do mundo vão realizar mudanças a partir desta semana. A Billboard Hot 100, a principal dos Estados Unidos, muda um pouco a relação com os streamings. Já a Official Charts, do Reino Unido, começa a considerar vídeos.

No Hot 100, as músicas ouvidas por um usuário que paga assinatura nas plataformas como o Spotify terão mais peso do que aqueles que ouvem de graça, apoiados por anúncios. Antes, não havia essa diferenciação. A mudança também será aplicada na Billboard 200, parada de álbuns.

Os streamings pagos valerão um ponto inteiro na contabilização e os apoiados por anúncios valerão 2/3 dos pontos. Plataformas programadas, que funcionam como uma rádio online, vão representar 1/3 do valor. Vamos exemplificar em números: 1.250 streamings pagos equivalem a 1 álbum e em serviços de graça essa quantidade sobe para 3.750.

Vamos agora ao Reino Unido. A mudança é em relação aos vídeos, algo que já é contabilizado nos Estados Unidos há algum tempo. Os novos serviços de vídeos que entrarão nas paradas são Apple Music, Spotify, YouTube Music e Tidal, que adicionaram vídeo no ano passado. “Este é um passo significativo para o Reino Unido e garante que a nossa parada continue a ser a mais abrangente e confiável, sem nenhuma dúvida. O consumo de música gravada através vendas físicas, lojas de downloads e serviços de streaming de todos os tipos continuam contribuindo para a contagem regressiva semanal dos gráficos”, afirmou Martin Talbot, executivo da Official Charts.

Quem anunciou as “Novas Regras” do Reino Unido foi Dua Lipa! Confira:

Ambas as mudanças valerão a partir da próxima atualização.