Nesta quinta-feira (8), o mundo recebeu com pesar a notícia da morte de rainha Elizabeth II, do Reino Unido. A soberana de 96 anos de idade fez a passagem no palácio de Balmoral, na Escócia, onde normalmente passava suas férias. Segundo comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham, filhos e netos foram até o local para se despedir.
LEIA MAIS:
- Morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, aos 99 anos
- “The Crown”: conheça atores que farão Príncipe William e Kate Middleton
- Cueca perdida por príncipe Harry já vale mais de R$ 1,2 milhão
De acordo com os representantes da família real, os médicos expressaram preocupação quanto ao estado de saúde da monarca. Isso fez com que seus quatro filhos — o príncipe Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward — e os netos William e Harry fossem até o palácio de Balmoral. As duquesas Kate Middleton, esposa de William, e Camila, mulher de Charles, também se reuniram. Meghan Markle, que vive nos Estados Unidos com Harry, também estaria a caminho, mas em viagem separada.
A confirmação da morte de Elizabeth II veio às 14h30 da tarde, horário de Brasília, através das redes sociais da família real. “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, declarou um comunicado.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Elizabeth II reinou por 70 anos
Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, na Inglaterra. Seu pai foi o rei George VI, e sua mãe, conhecida como “rainha-mãe”, também se chamava Elizabeth. Ela casou-se com o príncipe Philip em 1947, este que viria a ser o duque de Edimburgo.
O que poucas pessoas sabem, é que a soberania ‘caiu sem querer’ no colo de Elizabeth II. Isso porque seu pai era o segundo filho de George V e, de acordo com a linha de sucessão, quem deveria assumir o trono era seu tio, Edward VIII. Contudo, ele abdicou em 1936 após um ano marcado por várias polêmicas.
George VI assumiu a coroa do irmão mais velho e reinou até ser vítima de um câncer no pulmão. Como Elizabeth era sua primogênita, foi coroada no dia 2 de junho de 1953 aos 25 anos de idade. Sexta mulher a ascender ao trono britânico, a monarca teve o segundo reinado mais longo da história. A marca fica abaixo apenas de rei Luis XIV da França (72 anos e 110 dias). Neste ano completou 70 anos como rainha e a data, chamada de Jubileu de Platina, foi declarada como feriado de quatro dias no Reino Unido.
LEIA MAIS:
- Que susto! Príncipe Harry cai do cavalo durante partida de polo
- Meghan Markle vence processo contra jornais, mas indenização vira piada
- Beyoncé manda apoio à Meghan Markle após entrevista polêmica
Ela e Philip tiveram quatro filhos, dentre eles Charles. O príncipe de Gales e herdeiro ao trono foi casado com a princesa Diana até a separação em 1992. A relação complicada do casal foi um grande marco no reinado de Elizabeth II, principalmente depois da morte precoce de Diana em agosto de 1997 após um acidente de carro. Na época, a rainha se dirigiu à nação ao vivo e na televisão para expressar sua dor pela partida da ex-nora e mãe de seus netos, William e Harry.
Elizabeth II também se despediu do marido Philip, que estava com 99 anos, em abril de 2021. Meses depois, em outubro, passou a noite no hospital e foi submetida a “exames preliminares”. A presença dela foi cancelada em alguns eventos, como na COP26 em 1º de novembro. Em fevereiro deste ano testou positivo para Covid-19. A última aparição pública dela foi justamente em seu Jubileu de Platina em junho.
Atualmente, Charles tem 73 anos e é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. O filho mais velho dele, William, é, por sua vez, o segundo na linha de sucessão. Essa ordem segue com seu primogênito, George, que é o terceiro na linha de sucessão.
Apesar de Harry ter se distanciado da família real após se casar com Meghan Markle, vale dizer que ele mantém sua posição na linha de sucessão e é o sexto na fila depois de seus sobrinhos George, Charlotte e Louis.
A sucessão ao trono é assegurada pela legislação e só uma nova Lei do Parlamento do Reino Unido poderia remover alguém de permanecer na fila de possíveis sucessores.