Morreu nesta quarta-feira (23) Carlos Beni Borja, baterista da primeira formação do Kid Abelha. A causa da morte do músico de 60 anos não foi revelada. A informação foi publicada pelas redes sociais do saxofonista George Israel e do Biquini Cavadão, de quem Beni foi o produtor dos seis primeiros álbuns.
LEIA MAIS:
- Stephen Sondheim, grande autor da Broadway, morre aos 91 anos
- Marília Mendonça morreu vítima de politraumatismo, confirma Polícia
- Morre Mick Rock, lendário fotógrafo do rock and roll dos anos 1970
“Querido Beni se foi… um susto, uma tristeza enorme. Meus sentimentos a familia e aos amigos. Estive com ele em junho e escutamos juntos seu primeiro disco solo que seria lançado no começo de 2022. Está muito bacana! Cantando bem e com ótimas musicas. Fico com pena dele não ter conseguido viver essa nova fase”, disse o antigo saxofonista do Kid Abelha, George Israel, em sua publicação.
“Estamos sem palavras, incrédulos com a partida de Beni Borja. Ele foi peça chave para que nossa música chegasse à Rádio Fluminense FM, gerando nosso primeiro contrato com a gravadora Polygram e a consagração já no primeiro disco. Beni foi sempre nosso ‘father figure’, alguém que orientava aqueles cinco adolescentes ainda se descobrindo no meio musical”, escreveram os integrantes do Biquini Cavadão.
Beni conheceu Paula Toller, Leoni e George Israel e formaram o Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens. Ele é coautor de algumas músicas do primeiro álbum, como o sucesso “Fixação” e “Homem com uma Missão”. Mas decidiu deixar o grupo no fim de 1983, meses antes do álbum de estreia da banda chegar às lojas.
Após o Kid Abelha, Beni produziu a primeira gravação do Biquini Cavadão, uma demo-tape com as faixas “Tédio” e “No Mundo da Lua”, músicas que entraram na programação da Fluminense FM, do Rio de Janeiro, e acabou despertando o interesse da gravadora Polygram, que contratou o grupo. Na década seguinte, Beni trabalhou como empresário do Biquini Cavadão por nove anos e produziu outros artistas como Farofa Carioca, Leoni, Cris Braun, Herois da Resistência, Fernanda Abreu e Gabriel o Pensador.
Acredita-se que Beni tenha sido vítima de um infarto. “Pelo que me foi contado, Beni passou mal, pegou o carro e deve ter tido um infarto. O carro saiu da pista”, relata Bruno Gouveia, vocalista do Biquini Cavadão.