in

Morre Mick Rock, lendário fotógrafo do rock and roll dos anos 1970

“Uma verdadeira força da natureza que passava seus dias fazendo exatamente o que amava”, disse a filha Natalie Rock

Foto: Divulgação

O lendário fotógrafo Mick Rock morreu aos 72 anos. O artista visual capturou imagens icônicas de estrelas dos anos 1970, incluindo David Bowie, Lou Reed, Queen, Sex Pistols, Debbie Harry e outros mais. Quem confirmou a notícia em um comunicado nas redes sociais na manhã de hoje (19) foi uma de suas filhas.

Foto: JP Yim/Getty Images

LEIA MAIS:

“É com o mais pesado dos corações que compartilhamos que nosso amado renegado psicodélico Mick Rock fez a jornada junguiana para o outro lado. Quem teve o prazer de existir em sua órbita, sabe que Mick sempre foi muito mais do que ‘o homem que fotografou os anos 1970’. Ele foi um poeta fotográfico – uma verdadeira força da natureza que passava seus dias fazendo exatamente o que amava, sempre em sua própria maneira deliciosamente ultrajante”, começou a declaração.

“As estrelas pareciam se alinhar sem esforço para Mick quando ele estava atrás da câmera; alimentar-se do carisma único de seus súditos o eletrizou e energizou. Sua intenção sempre intensa. Seu foco sempre total. Um homem fascinado pela imagem, ele absorveu os seres visuais através de suas lentes e mergulhou em sua arte, criando assim algumas das imagens mais magníficas que o rock já viu”.

Por fim: “Não vamos lamentar a perda, mas, em vez disso, celebrar a vida fabulosa e a carreira extraordinária de Michael David Rock. Enquanto você faz isso da sua própria maneira, devemos pedir que a privacidade de seus entes queridos e próximos seja respeitada neste momento. Portanto, não haverá mais comentários”.

Mick Rock nasceu em Londres em 1948 e ganhou destaque entre 1972 e 1979, quando esteve mais prolífico e suas fotos apareceram em várias capas de álbuns e em vídeos da época. David Bowie, Queen, Blondie, Iggy Pop e Syd Barrett estavam entre alguns dos muitos músicos que ele fotografou nesta época. Mas foi seu trabalho com Bowie que o fez ficar conhecido.

Algumas capas de álbuns feitas por mick rock incluem “Queen II” (Queen), “Raw Power” (The Stooges), “I Love Rock’n’Roll” (Joan Jett & The Blackhearts) e “Transformer” (Lou Reed). Ele continuou fotografando músicos ao longo das décadas, incluindo nomes como Snoop Dogg, Yeah Yeah Yeahs, Miley Cyrus e outros mais.

Mick Rock esteve no Brasil em 2014 para a exposição “It’s Rock”, primeira dedicada a ele na América Latina. Homenagens ao fotógrafo e artista têm chegado às redes sociais – você pode ver algumas delas aqui:

Aqui, um dos clipes de David Bowie dirigido por Mick Rock: