O curta documentário ‘Deixa ela tocar’ será lançado nesta quinta-feira (22), às 18h30, em um evento presencial no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, no Rio de Janeiro, e nos canais da UBC (YouTube e Instagram).
O filme, que tem a direção assinada por Carol Crispim, A&R na UBC, e a produção da Groove Lab, aborda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que escolhem fazer carreira tocando um instrumento em uma sociedade em que isso foi negado durante anos.
Leia Mais:
- UBC realiza primeira edição da UBC Jam em Salvador
- UBC bate recorde e distribui mais de R$ 1,3 milhão em direitos conexos estrangeiros
- ‘Impulso 2.0’, da UBC, chega à fase final com cinco artistas selecionado
O clima é de hostilidade para a mulher que quer ser músico profissional”, “Tem que colocar as mulheres para trabalhar e tem que ir para a prática no discurso”. Essas são algumas das declarações feitas por mulheres instrumentistas na abertura do curta documentário. Com temas como machismo e sexismo no mercado da música, trazendo dados do último relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, estudo divulgado pela UBC em março de 2022, que mostra que apenas 7% do mercado de músicos acompanhantes são ocupados por mulheres musicistas.
O filme foi contemplado pelo edital Foca e é apresentado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.
“Um filme sobre existir e resistir como mulher instrumentista no mercado da música”, comenta a diretora do filme Carol Crispim.
“Deixa ela tocar” foi gravado no Centro de Referência da Música Carioca no primeiro semestre de 2022. O filme conta com depoimentos e performances de artistas como Carol Panesi (violinista), Larissa Umaytá (percussionista), Maíra Freitas (pianista), Marfa Kourakina (baxista) e outras. Além disso, faz uma homenagem às mulheres que abriram caminhos, como Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença e Monica Millet. O documentário ainda tem a declamação de uma poesia exclusiva da artista e ativista Bia Ferreira.
Ficha técnica – “Deixa ela tocar”
Roteiro e direção: Carol Crispim
Desenho de luz: Tainã Miranda
Direção de fotografia: Filipe Tomassini
Finalização e Motion: Jonas Feitosa
Produção: Milena Godolphim
Designer: Flavia Marcatti
Serviço
Data: 22 de setembro (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Memorial Municipal Getúlio Vargas
Endereço: Praça Luiz de Camões, s/n, subsolo – Glória, Rio de Janeiro
Gratuito