MC Rebecca mostrou que não é engajada só nas redes sociais. Neste domingo (07), a cantora furou a quarentena para ir ao protesto contra o racismo e a favor da democracia, que reuniu milhares pessoas, no centro do Rio de Janeiro.
Em seu Instagram, Mc Rebecca publicou dois vídeos sobre as manifestações. Um deles tem mais de 20 minutos e registra boa parte do ato que ocorreu na Avenida Presidente Vargas, uma das principais do centro da cidade.
Nas imagens é possível ver que milhares de pessoas se reuniram na manifestação. A maioria delas aparece usando máscara de proteção. A própria cantora estava com uma, além de outra proteção de rosto conhecida como “face shield”.
Na legenda do vídeo, ela clamou por justiça, com a frase que já se tornou símbolo do movimento: “vidas negras importam”.
O segundo vídeo também mostra a manifestação, com depoimentos de alguns participantes do ato. Pelo Stories, a funkeira exibiu fotos de vários cartazes.
O POPline também conseguiu um vídeo dela em meio à multidão.
Veja as publicações!
Ver essa foto no Instagram
#justicapormiguel #justicaporjoaopedro #justicaporagatha #justicapormarielle #justicaporgeorgefloyd
Uma publicação compartilhada por Mc Rebecca (@mcrebecca) em
Protestos no Brasil e no mundo
Há duas semanas, os assuntos políticos e sociais estão dominando as redes sociais das celebridades, assim como de boa parte da população brasileira.
Os recentes casos de racismo que resultaram na morte de pessoas negras e as manifestações pela volta da ditadura militar no Brasil fizeram vários artistas se posicionarem contra o fascismo e a favor da democracia.
Pelas redes sociais, Manu Gavassi, IZA, Pitty, Anitta, Luisa Sonza, Rael, e Marcelo D2 foram alguns dos cantores que usaram suas redes sociais para levantar bandeiras e declarar suas posições.
Os artistas começaram a se posicionar em favor do movimento antifascista depois que manifestações a favor da volta da ditadura militar, regime que reprime as liberdades, foram registradas no país.
Além disso, também ocorreram ameaças a políticos e outras autoridades. Protestos em favor da democracia também foram reprimidos com força policial, causando indignação entre as celebridades.
Vidas Negras Importam
Outro movimento que ganhou força nas redes sociais foi o de combate ao racismo, “Vidas Negras Importam”. Há duas semanas, vários protestos vem ocorrendo nos Estados Unidos e na Europa por causa da morte de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial branco em Minneapolis.
Aqui no Brasil, casos recentes de assassinatos de pessoas negras, como o jovem João Pedro, e, mais recente, Miguel, de 5 anos, inflamaram o movimento, que também vem ganhando força nas redes sociais e apoio da classe artística.
MC Rebecca foi uma das cantoras que se posicionou sobre a causa em suas redes sociais. O mesmo fez Carol Conka, IZA, Any Gabrielly, Alok, Luisa Sonza e outros artistas.