Nesta terça-feira (21), Dia Internacional contra a Discriminação Racial, os MCs Kekel e Davi trouxeram uma grande novidade aos fãs. Eles lançaram a música “Pretos na Mira”, que chegou acompanhada de um videoclipe e propõe mudança de foco nas câmeras e olhares, bem como denuncia a vigilância racista presente nos estabelecimentos públicos e privados do Brasil.
LEIA MAIS:
- Gerard Piqué comenta traições a Shakira: “Não me importa”
- Ed Sheeran confirma colaboração com Shakira e álbum com J Balvin
- “Switch”: Iggy Azalea volta a falar sobre polêmica de vazamento envolvendo Anitta
- Ed Sheeran revela depressão, pensamentos suicidas e vício em drogas
A faixa “Pretos na Mira”, um manifesto artístico, produzido pelo Instituto KondZilla e gravadora GR6, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil e agência Artplan, e baseado na ideia original de Ary Nogueira e Rafael Pascarella, tem o desafio de denunciar e inspirar mudanças na sociedade a fim de combater o racismo.
A ideia surgiu após dados alarmantes do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública serem divulgados em junho de 2022. Entre as mortes violentas intencionais – categoria que reúne homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção polícia – 78% foram de pessoas negras contra 21,7% de brancos.
A canção que é composta especialmente para o movimento “Pretos na Mira” e leva a assinatura do Maestro Pereira Dj, possui uma letra de impacto e reflexão, bem como marca a primeira ação do manifesto que, por meio de conteúdos e ações de conscientização pretende denunciar essa prática de racismo, debater soluções e colocar os pretos na mira de sua história próspera.
“Desde sempre eu tive escolta armada atrás de mim / Antigamente era só eu entrar no shopping em direção a Lacoste / Bipava os ok toque … / E o ouro do meu corpo quero que perceba / os preto chique da quebrada, inspiração pra molecada que vê nóis sempre de Lacoste, dentro da Porsche”, versam os MCs Kekel e Davi.
Assista o clipe: