O filme “Alemão 2” estreia nesta quinta-feira (31) nos cinemas de todo o Brasil e a expectativa é que a sequência faça tanto sucesso quanto o primeiro longa, de 2014. A atriz Mariana Nunes é a única do antigo elenco que permaneceu na nova história. Mesmo assim, seu nome não estava no material de divulgação do longa e artista resolveu reclamar sobre essa situação em suas redes sociais.
LEIA MAIS:
- Atriz de “Bridgerton” sofreu racismo após ser escolhida para série
- Glória Maria revela que sofreu racismo na carreira: “Nada blinda”
- Racismo: diretor de “Pantera Negra” é algemado ao tentar sacar em banco
Mariana Nunes recebeu um press kit de presente para celebrar o lançamento do filme. Na caixa, havia um headphone e um flyer do longa-metragem. No entanto, quando começou a ler o release, notou que o seu nome não estava presente na lista dos atores que participam do filme. A atriz gravou a sua reação ao receber o presente e chegou a rir de nervoso quando notou a falta de seu nome.
No entanto, na última terça-feira (29), a atriz relatou em suas redes sociais como se sentiu com a situação. “Hoje mais cedo recebi um mimo com um flyer contendo o release do filme. No texto do release não tem meu nome. Quem viu o ‘Alemão 1’ sabe quem é a Mariana na trama. Ela é o único personagem que está nos dois filmes. Ela é uma mulher em fuga pela sobrevivência, fugindo do apagamento. E é sobre apagamento esse texto“, escreveu.
Mariana se sentiu muito desrespeitada e recebeu o apoio de diversos artistas. “Absurdo! Você é uma excelente atriz, Mari. Sua trajetória é fundamental pro cinema brasileiro, uma pena você ter vivenciado essa experiência de apagamento“, comentou a atriz Jéssica Ellen.
LEIA MAIS:
- Jeniffer Nascimento revela racismo velado no meio artístico
- No BBB22, Douglas fala sobre racismo que viveu fora da casa
- Bárbara chora por medo de estar envolvida em suposto caso de racismo
Distribuidora de “Alemão 2” emitiu um pedido de desculpas
Após a repercussão do caso, a empresa que cuida da distribuição do filme, a Manequim Filmes, emitiu um comunicado nesta quarta-feira (30) se desculpando pela ausência do nome de Mariana Nunes e Dan Ferreira, que também ficou de fora da lista. “Pedimos desculpas por não termos incluído o nome de vocês no corpo do texto que foi enviado junto com um brinde a profissionais do meio cinematográfico, como forma de agradecimento ao apoio no lançamento de ‘Alemão 2’“, diz a nota.
Leia o pedido de desculpas na íntegra:
Mariana Nunes e Dan Ferreira, pedimos desculpas por não termos incluído o nome de vocês no corpo do texto que foi enviado junto com um brinde a profissionais do meio cinematográfico, como forma de agradecimento ao apoio no lançamento de ‘Alemão 2’. O nome de vocês, assim como o nome de grande parte desse grande elenco, esteve em todos os materiais oficiais do filme, inclusive no topo dessa carta, que reproduz o cartaz do filme. Não existe justificativa para não ter estado no corpo do texto. Foi um erro grave e estamos tomando providências para que isso não ocorra novamente.
‘Alemão 2’ é a continuação do filme ‘Alemão’, uma obra de ação que acompanha a operação da Unidade de Polícia Pacificadora no Complexo do Alemão em 2010. Este novo filme se passa quase uma década após o primeiro e evidencia um projeto fracassado. Seguimos vivendo o horror da população moradora de favelas – e principalmente de jovens pretos – sendo assassinada pela polícia, com números absurdos, em especial no Rio de Janeiro.
A personagem Mariana, brilhantemente interpretada por Mariana Nunes, é o elo entre os dois filmes. Uma moradora do Complexo, sobrevivente do primeiro filme e que tenta criar seu filho em um território constantemente violentado por uma polícia e um Estado que atua de forma racista em ações que colocam em risco a vida da população que ali vive.
Dan Ferreira interpreta com garra Bento, um policial que possui um relacionamento com Mariana e vive um conflito entre o amor e a tensão provocada pela invasão. Ele humaniza personagens que estão massacrados pela violência, expondo os dramas de homens e mulheres policiais, presos em armadilhas institucionais criadas pelo próprio Estado.
Nós, da Manequim, fazemos questão de investir também em filmes que abordam questões fundamentais para o Brasil de hoje. No caso de ‘Alemão 2’, abraçamos a crítica contra o racismo como parte da campanha de divulgação do filme, esperando que a força do audiovisual seja capaz de fazer pensar e colaborar para dar visibilidade para a causa.
Manequim Filmes