Foto: Majur (Divulgação) Elza Soares (Divulgação) e Sandra de Sá (Instagram: @sandradesea_oficical)
O Brasil está prestes a receber mais uma plataforma inovadora, que homenageará grandes vozes da música preta no Brasil. Elza Soares, Sandra de Sá, Tony Tornado, Tia Ciata e Majur são algumas das estrelas que terão suas histórias contadas no Museu Memórias da Música Preta (MMMP).
O Museu Memórias da Música Preta é uma nova plataforma, que será disponibilizada em um site inovador e com grandes informações, de fácil compreensão e acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Além disso, o projeto é gratuito e conta com suporte à língua inglesa.
A cerimônia de lançamento está marcada para acontecer no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no próximo sábado, 1 de outubro, no Rio de Janeiro, às 15 horas. Vale destacar que o evento contará com a apresentação do museu virtual, um bate-papo com os idealizadores do projeto e ainda um pocket show do Grupo Missa Criola.
Todo o material que estará disponível no site tem como base pesquisas iconográficas, documentais, filmicas, sonoras e discográficas desse movimento musical. No primeiro ano, o público encontrará dois recortes a serem abordados: “Dura na queda”, espaço que mostra o que as pretas e suas histórias têm em comum e “Ninguém fica parado”, abrangendo o funk desde o movimento black dos anos 1970 até o charme e o funk dos anos 1990.
Para conferir as histórias de artistas como Elza Soares, Sandra de Sá, Tony Tornado, Tia Ciata, Majur e muitos outros que estarão presentes na curadoria da coleção, basta acessar o site do Museu Memórias da Música Preta, que estará disponível no próximo sábado (1).