O legado de Madonna no mundo da música é notório e inegável, mas a norte-americana que faz show na Praia de Copacabana no dia 4 de maio também sempre teve adoração por cinema. Os casamentos com Sean Penn e Guy Ritchie são sintomáticos. Madonna chegou a tentar a carreira como atriz na sétima arte – quase sempre muito criticada – e também teve duas empreitadas como diretora. Nenhuma deu certo.
Nesta matéria, você confere os pontos altos e os pontos baixos da filmografia da rainha do pop resumidos em dez filmes de ficção. O documentário “Na Cama Com Madonna” (1991), um ícone da cultura pop, não entra na lista, por ser não-ficção, mas certamente é um ponto alto dela. Seu impacto cultural foi imenso, e é uma referência até hoje.
1. “W.E.: O Romance do Século” (2011) – PONTO ALTO
A última tentativa de Madonna de ser levada a sério como cineasta não deu o resultado esperado, mas o filme “W.E.: O Romance do Século” é um ponto alto por conta da música “Masterpiece”. A rainha do pop ganhou seu segundo Globo de Ouro com essa canção.
Leia mais:
- Saiba qual artista fará show de abertura para Madonna em Copacabana!
- Tem até terço: Madonna lança merch exclusivo para show no Brasil!
- Quais músicas Madonna deverá cantar no show em Copacabana?
2. “Sujos e Sábios” (2008) – PONTO BAIXO
O longa-metragem marcou a estreia de Madonna como diretora e ganhou exibição até no Festival de Berlim, mas não conseguiu conquistar a indústria para chegar ao público. Acabou estreando em circuito limitado nos cinemas e distribuído diretamente “on demand” na TV. Também foi massacrado pela crítica.
3. “Destino Insólito” (2002) – PONTO BAIXO
Fruto do casamento dela com o diretor Guy Ritchie, o filme “Destino Insólito” foi um fiasco em todos os quesitos. Fracassou nas bilheterias e deu prejuízo, recebeu críticas terríveis, e ainda ganhou cinco Framboesas de Ouro – incluindo a de pior atriz para Madonna.
4. “Sobrou Pra Você” (2000)” – PONTO BAIXO MAS COM HIT
O filme estreou em 2º lugar nas bilheterias dos Estados Unidos, o que parecia promissor, mas não conseguiu cobrir os custos de sua produção no fim das contas. Foi um fracasso comercial, destruído pelos críticos, e rendeu mais um Framboesa de Ouro de pior atriz para Madonna. É um ponto baixo no cinema, mas rendeu um hit, “American Pie”. A música da trilha sonora foi nº1 em muitos países.
5. “Evita” (1996) – PONTO ALTO
O musical sobre a primeira dama da Argentina é certamente um ponto alto na filmografia da Madonna. O longa ganhou um Oscar e três Globos de Ouro (incluindo o de melhor atriz para ela). Foi um trabalho em que ela conseguiu se provar como atriz.
6. “Uma Equipe Muito Especial” (1992) – PONTO ALTO
Outro sucesso de bilheteria da Madonna nos cinemas, aqui trabalhando com Tom Hanks e Geena Davis. A cantora ainda recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro na categoria melhor canção original, por “This Used To Be My Playground”.
7. “Dick Tracy” (1990) – PONTO ALTO
A colaboração de Madonna com o diretor Warren Beatty nesta comédia policial foi positiva. O filme, que não trazia a cantora no cartaz, ganhou três Oscars e foi um sucesso de bilheteria.
8. “Quem É Esta Garota?” (1987) – PONTO BAIXO
Quando Madonna se arriscou na comédia, não deu certo. Apesar de vir do estrondoso sucesso do álbum “True Blue” (1986), “Quem É Esta Garota?” falhou em converter os fãs da música dela em espectadores no cinema. Um fracasso de bilheteria e de crítica, o longa rendeu para Madonna para o Framboesa de Ouro de pior atriz.
9. “Surpresa de Shanghai” (1986) – PONTO BAIXO
A ideia de juntar o casal Sean Penn e Madonna em um filme não funcionou. A própria popstar admitiu que se saiu mal neste longa, que lhe rendeu seu primeiro Framboesa de Ouro de pior atriz. Mas o pior mesmo é que “Surpresa de Shangai” deu prejuízo para as produtoras.
10. “Procura-se Susan Desesperadamente” (1985) – PONTO ALTO
O filme foi um sucesso comercial e também agradou os críticos (tem 84% de aprovação no Rotten Tomatoes, a propósito). Madonna não ganhou prêmios, mas sua colega de elenco Rosanna Arquette levou um BAFTA. É sim um ponto alto na filmografia de Madonna.