Madonna chamou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de supremacista branco e disse que os americanos precisam tirá-lo da Casa Branca.
A afirmação foi feita em suas redes sociais. Junto com a mensagem, a cantora publicou um trecho do documentário “13th” (2016), que fala sobre racismo e criminalização da população negra no país americano.
“Precisamos de mais alguma prova de que temos que tirar esse supremacista branco da Casa Branca? Precisamos de mais motivos para votar e garantir que ele não seja reeleito?”, questionou a cantora.
Até o fim da tarde desta terça-feira (09), a publicação tinha sido vista por nais de 1,5 milhão de pessoas.
Veja a publicação!
Participação em protestos e posts antirracistas
Madonna tem se mostrado bastante engajada na luta por justiça racial. Há duas semanas, por exemplo, que ela só faz publicações relacionadas ao racismo nas suas redes sociais.
A cantora, que também tem filhos negros, vem se manifestando desde a morte de George Floyd, que foi asfixiado por um policial, em Minneapolis.
A morte de Floyd estimulou uma onda de protestos nos Estados Unidos e outras partes do mundo.
No sábado (06), Madonna esteve em uma dessas manifestações. A diva pop foi vista de muletas, nas ruas de Londres, protestando contra o racismo.
Cantora relembrou Angela Davis
Em uma de suas publicações recentes, Madonna relembrou a história da filósofa e ativista negra, Angela Davis. No Instagram, ela publicou um vídeo de uma entrevista onde a ex-integrante da organização política Panteras Negras fala sobre racismo, quando ainda estava na prisão.
“Angela Davis fala eloquentemente sobre violência e racismo na América”, disse a cantora na legenda da publicação. Depois, ela resumiu a história da militante política e recomedou que os fãs se informem mais com a ajuda de um documentário.
“Ela foi presa por falsas acusações e o FBI tinha um objetivo. Eles a viam como uma ameaça ao país e queriam que ela fosse condenada à morte. Eventualmente, ela foi libertada. Isso foi retirado de um documentário poderoso chamado “Black-Power-Mix-Tapes. Todos devem assistir”, recomendou a rainha do Pop.
Relembre a publicação de Madonna!
Manifestações contra o racismo
Manifestações contra o racismo ganharam as redes sociais e as ruas de várias partes do mundo após a morte de George Floyd.
Floyd era um cidadão americano negro que foi morto afixiado por um policial branco, no dia 25 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos.
Desde que o fato ocorreu, diversas pessoas foram às ruas, primeiro, da Minneapolis, para pedir por justiça. Poucos dias depois, os protestos chegaram a mais de 140 cidades nos EUA, além de outras partes do mundo.
Nas redes sociais e nas ruas, vários artistas se posicionaram sobre o tema. Além de Madonna, Camila Cabello, Shawn Mendes, Lady Gaga, Harry Styles, Katy Perry e Taylor Swift estão entre as celebridades que falaram abertamente sobre o tema.