Patriota e conceitual! Lorde pegou os fãs de surpresa, nesta quinta-feira (9), ao lançar um EP com cinco faixas do álbum “Solar Power” em versões cantadas inteiramente em maori, a língua nativa falada por povos de eu país, a Nova Zelândia. Intitulado “Te Ao Mârama”, o trabalho conta com regravações de “The Path”, “Solar Power”, “Stoned At the Nail Salon”, “Fallen Fruit” e “Oceanic Feeling”.
Para o trabalho, a cantora neozelandesa consultou muitos especialistas, inclusive, anciãos maoris, para evitar erros de pronuncias, uma vez que ela própria não entende muito bem o idioma. Tradutores também participaram do processo, ajudando na adaptação das canções. Entrando ainda mais numa versão good vibes, a artista reforça seu contato com a natureza e ancestralidade.
“Descobri muitas coisas enquanto produzia este álbum, mas o principal foi que muitos dos valores que giram em torno de cuidar e escutar a natureza vem dos princípios maoris. É também uma língua linda, eu amei cantar nela”, disse ela em mensagem.
E o trabalho não foi lançado apenas como uma simples homenagens à suas raízes. É que todos os lucros do novo EP serão doados a duas instituições de caridade: a Forest & Bird, que trabalha pela proteção do meio-ambiente, e a Te Hua Kawariki Charitable Trust.
Leia Mais:
- Lorde arrasa cantando “Break The Ice”, da Britney Spears
- Lorde impacta com “Solar Power” e deseja continuar inovando
- Álbum novo da Lorde, “Solar Power”, é aclamado pela crítica
VMA 2021
Lorde havia sido uma das confirmadas para cantar no VMA 2021, uma das maiores premiações do mundo da música. Seria um grande passo para a divulgar do novo álbum “Solar Power“. No entanto, o inesperado aconteceu. A apresentação dela foi cancelada.
Inicialmente, a MTV emitiu um comunicado alegando que o cancelamento aconteceu por conta de “mudança nos elementos de produção“, o que pareceu um tanto quanto vago. Poderia ser qualquer coisa e os fãs criaram teorias, mas ela veio à publica contar o que aconteceu.
“Eu vi que algumas pessoas estavam muito preocupadas comigo saindo dos VMA, vocês são tão fofos, estou totalmente bem! É que estávamos planejando essa performance de dança íntima de muitos corpos insanamente incrível, não entendendo totalmente os (muito necessários!) protocolos de segurança que estão em vigor, e o mascaramento e o distanciamento apenas significavam que não seria o que eu sonhei, e você sabe que eu não posso fazer algo menos do que excelente para vocês. Espero que entenda. Haverá muito mais apresentações na TV, não se preocupe“, soltou ela.