A Live Nation, Oak View Group e GL Events anunciaram uma parceria para criação da Arena São Paulo, um espaço com capacidade para 20 mil pessoas começará a ser construído no segundo semestre de 2022 e tem previsão de conclusão em 2024. O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou a colaboração na última sexta-feira (15).
> Receita da Live Nation cresce com o retorno de eventos ao vivo
O projeto da primeira arena multiuso da cidade de São Paulo tem investimento na ordem de R$ 500 milhões e será construída por meio de parceria entre a Live Nation Entertainment, líder mundial em entretenimento ao vivo; a Oak View Group (OVG), empresa global de desenvolvimento, consultoria e investimento em arenas; e a GL events, líder mundial em soluções integradas para eventos, que tem a concessão do Complexo Anhembi.
“Hoje é um dia histórico para a nossa cidade porque damos início à implementação do projeto da Arena São Paulo com as três melhores empresas do mundo nos segmentos em que atuam. Vamos construir a melhor arena da América Latina. Será um grande empreendimento para a cidade de São Paulo e para o mundo”, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
A Live Nation, que promove a maioria das grandes turnês internacionais e produz centenas de festivais de música pelo mundo, já atua no país por meio da realização de eventos como o Rock in Rio, Lollapalooza e turnês internacionais como U2, Coldplay e a reunião dos irmãos Sandy e Jr. A cidade de São Paulo passa, agora, a integrar o portfólio dessas companhias e se tornará o principal destino de entretenimento da América Latina.
A construção da arena marca o primeiro passo para a modernização do Anhembi em seus 50 anos de história. A expectativa do concessionário é que o projeto despontará como o mais novo bairro de São Paulo, revitalizando não só o local, como também o seu entorno.
Com um programa de investimentos imobiliários de mais de R$ 1 bilhão, o complexo vai se tornar referência mundial para sediar eventos de todos os tipos e portes com arena indoor, passarela cultural, centro de exposições e o primeiro centro de convenções internacional de última geração de São Paulo.
Leia mais:
- Plataforma Opulous abre para investimentos de fãs em artistas
- Nubank e KondZilla: funk que incentiva democratização do investimento
- Deezer anuncia investimento em startup de música ao vivo
Complexo audiovisual
O projeto contempla, além da arena multiuso e de um centro de convenções de grande porte, a construção de empreendimentos com vocações comerciais/corporativos; hotel; hospital; centros comerciais e projetos de inovação.
O Anhembi, que ocupa uma área de 382,5 mil metros quadrados em uma localização estratégica de São Paulo (encontro dos eixos Norte/Sul – Leste/Oeste), ganhará também um complexo audiovisual que vai impactar diretamente a indústria criativa, oferecendo estúdios para filmes, streaming, publicidade e games, por exemplo, e para receber o público ávido por inovação, tornando o projeto ainda mais completo.
Estudos de mercado mostram que é possível gerar R$ 500 milhões de negócios anuais nos espaços de eventos, a partir do histórico do Anhembi e do potencial do mercado paulistano. Esse valor representa apenas 10% do que ficará na cidade por meio de impostos e desembolsos de turistas e participantes de eventos com transporte, alimentação, comércio e hospedagem.
“Como líderes na indústria global do entretenimento ao vivo, entendemos que esse investimento em uma arena de nível mundial na cidade de São Paulo será estratégico para intensificar nossos planos de expansão na América Latina. Este novo local será adicionado ao nosso portfólio de mais de 200 arenas, anfiteatros e casas de espetáculo em todo o mundo. Estamos confiantes de que a Arena São Paulo será um importante vetor para o fortalecimento da vocação da cidade de ser tornar um centro de relevância mundial para a música ao vivo e as grandes turnês internacionais”, afirma Michael Rapino, CEO da Live Nation Entertainment.
A arena será projetada pelo escritório de arquitetura Gensler e terá como referência as desenvolvidas pela OVG em Seattle, Nova York, Califórnia e Manchester, no Reino Unido. O local contará com recursos inovadores, incluindo programas de sustentabilidade ambiental, assentos VIP, espaços de hospitalidade, diversas ofertas de restaurantes e tecnologia acústica de última geração.