Divulgando sua coletânea “Between Us”, o grupo Little Mix falou à revista Stella sobre a polêmica de “blackfishing” envolvendo a ex-integrante Jesy Nelson. O trio disse que abordou o assunto com ela de uma maneira muito educativa e amigável.
“Temos lidado com isso da melhor maneira que sabemos, e ajudamos umas as outras nessa situação. Não queremos falar sobre o clipe [de Boyz, da Jessy] ou ser críticas, mas uma coisa que vamos esclarecer em relação à situação de blackfishing é que Jesy foi abordada pelo grupo de uma maneira muito amigável e educativa”, declarou Jade Thirlwall.
Leia mais:
- Little Mix divulga a tracklist completa da coletânea “Between Us”
- Meninas do Little Mix deverão iniciar carreira solo após a próxima turnê
- Irmã de Jesy Nelson pede para que parem de fazer bullying com ela
- “Eu sei do meu caráter”, diz Leigh-Anne após polêmica com Jesy Nelson
O que é blackfishing?
O blackfishing acontece quando pessoas brancas se utilizem de maquiagem, penteados ou figurinos para parecerem negras ou miscigenadas. Jesy Nelson foi criticada por isso no clipe de “Boyz”, sua estreia solo, e disse que Leigh-Anne Pinnock já havia abordado o assunto com ela também no clipe de “Sweet Melody”. Nicki Minaj saiu em defesa de Jesy.
Na entrevista, Leigh-Anne também comentou o caso. “Capitalizar aspectos da negritude sem ter que suportar as realidades diárias da experiência negra é problemático e prejudicial para as pessoas de cor. Achamos absolutamente que não é correto usar estereótipos prejudiciais. Há tanto a dizer sobre esse assunto que é difícil resumir em uma frase de efeito”, ponderou.
Jesy Nelson fala de acusações de “blackfishing”: “fiquei chocada”
Em entrevista à Vulture, Jesy explicou seu ponto de vista. “O tempo todo em que estive em Little Mix nunca recebi nada disso. E então eu saí [do grupo] e as pessoas de repente começaram a dizer isso. Eu não estava nas redes sociais naquela época, então deixei minha equipe [lidar com isso], porque foi quando eu tinha acabado de sair”, disse ela.
“Mas quero dizer, tipo, eu amo a cultura negra. Eu amo música black. Isso é tudo que eu sei; foi com isso que cresci. Estou muito ciente de que sou uma mulher britânica branca; Eu nunca disse que não era”, completou.