Com o lançamento de “Industry Baby”, Lil Nas X mostrou mais uma vez o motivo de ser um dos principais novos nomes da música internacional atual. Com um clipe super bem produzido, recheado de referências, o rapper também coloca os holofotes para uma questão bastante problemática: o sistema carcerário dos Estados Unidos.
E como uma forma de utilizar de sua voz, sua plataforma, para ajudar quem precisa, Lil Nas X criou um fundo, o Bail X Fund, para ajudar a pagar fianças de presos por infrações leves e que não têm condições financeiras para isso.
A iniciativa é uma parceria com a instituição The Bail Project, que já ajudou mais de 17 mil pessoas com assistência financeira para pagamento de fianças.
Além da ajuda financeira, o Bail X Fund também irá ajudar no objetivo maior do The Bail Project: o de acabar com o sistema de fiança em dinheiro no sistema judicial estadunidense.
“Liberdade de verdade requer uma mudança em real em como o sistema judicial criminal funciona. Começando com fiança em dinheiro. Isso não é apenas uma teoria para mim. É pessoal. Eu conheço a dor que o encarceramento traz a uma família. E eu conheço o impacto desproporcional que a fiança em dinheiro tem em americanos pretos”, afirmou Lil Nas X, em carta divulgada à imprensa.
“Acabar com a fiança em dinheiro é um dos mais importantes problemas de direitos civis do nosso tempo. Doe o que você puder para o Bail X Fund. Vamos levar as pessoas de volta pra casa e vamos lutar por liberdade e igualdade”, concluiu o rapper.
Os lucros da música “Industry Baby” também serão revertidos em sua totalidade para o Bail X Fund, segundo informou o próprio Lil Nas X. O dinheiro será usado para pagar fiança de negros com seus direitos de liberdade cerceados nos Estados Unidos por infrações leves. “A música é a forma como luto pela libertação”, escreveu o rapper na página oficial do fundo.
Lil Nas X fez questão de ressaltar que é gay em “Industry Baby”
Lil Nas X tem um parte da letra de “Industry Baby”, seu single lançado nesta sexta-feira (23), que ele tem mais orgulho! Trata-se de “I don’t fuck bitches, I’m queer”. Traduzido: “Eu não faço sexo com vadias, eu sou queer“.
Em entrevista ao Zane Lowe para a Apple Music, ele falou o motivo disso – fez questão de ressaltar que é gay.
“Eu sinto que isso foi importante, porque eu já sabia que essa música seria muito mais uma música de rap pesado. E eu sabia o tipo de público que iria escutar. Então eu quis dar certeza de quem se tratava, porque muitas pessoas têm dito, ‘Oh, bem, eu gosto da música dele, mas ele é suspeito’. Foi tipo, eu queria dar a certeza para eles que eu sou gay. Este sou eu avançando. Não foi um momento, sabe? Na verdade, não estou tentando garantir que o público que está ouvindo minha música se sinta confortável. Eu vou fazer para mim e não espero que ninguém ame“, soltou ele.