Menu
in ,

“Lightyear”: Filme é banido dos cinemas de países do Oriente Médio

Novo filme em animação da Disney vai contar a história de Buzz Lightyear, um dos personagens principais de “Toy Story”.

(Foto: Pixar)

Mais um filme entra na lista de banidos dos cinemas de países do Oriente Médio, como os Emirados Árabes Unidos. Dessa vez, o alvo foi “Lightyear”, novo filme em animação da Disney.

Foto: Disney

Leia mais:

Com estreia marcada para esta quinta-feira, dia 16 de junho, o novo filme contará a história de Buzz Lightyear, um dos principais personagens da franquia “Toy Story”.

O banimento dos cinemas dos Emirados Árabes Unidos, segundo o Ministério da Juventude e Cultura do país, foi divulgado com a justificativa que o filme “viola os padrões de conteúdo de mídia”, mas não revelou o que causou essa violação.

Apesar da justificativa vaga, há uma suspeita: “Lightyear” irá exibir um beijo de duas mulheres que tem um relacionamento na trama do filme. Como em muitos países do Oriente Médio, relacionamentos homossexuais são proibidos, amplamente banidos da mídia e até criminalizados.

Além dos Emirados, o banimento também vale para a Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Kuwait, Oman e Catar. O novo filme também está proibido de ser exibido nos cinemas da Malásia e Indonésia.

Sob essa justificativa, essa não é a primeira vez que um filme é banido nesses países. Recentemente, títulos como “Eternos” e “Doutor Estranho 2” também foram proibidos de serem exibidos nos cinemas de alguns países do Oriente Médio por conter cenas ou menções à relacionamentos homossexuais.

O elenco de dubladores de “Lightyear”

Foto: YouTube (Disney)

Na dublagem original, Chris Evans dá voz ao Buzz. Na dublagem brasileira, a função cabe a Marcos Mion.

Dar voz ao Buzz, um dos meus personagens favoritos de todos os tempos, no filme que conta a história de origem dele é, definitivamente a realização de um sonho. Mas um sonho daqueles! Tem aventura, trabalho em equipe e, claro, muita emoção nessa animação que vai conquistar todas as gerações. Eu não vejo a hora de assistir junto dos meus filhos“, disse Marcos Mion.

O elenco internacional de dubladores traz Keke Palmer, Dale Soules, Taika Waititi, Peter Sohn, Uzo Aduba, James Brolin, Mary McDonald-Lewis, Efren Ramirez e Isiah Whitlock Jr. Já o elenco brasileiro inclui Adriana Pissardini, César Marchetti, Flora Paulita, Henrique Reis e Lucinha.

Compartilhe:

Sair da versão mobile