Kwai aposta em novo formato com mininovelas de 2 minutos
Kwai aposta em novo formato com mininovelas de 2 minutos. Foto: Divulgação
in

Kwai aposta em novo formato com mininovelas de 2 minutos

“TeleKwai” objetiva democratizar o acesso a produções audiovisuais, independente da sua posição na cadeia de produção.

O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, traz para o Brasil o TeleKwai”, um novo modelo de produção de conteúdo exclusivo para a plataforma. O projeto tem como objetivo fomentar a criação de vídeos em formato vertical e com episódios breves, empoderando a cadeia de produção iniciante e semiprofissional da dramaturgia brasileira em um novo segmento audiovisual: a mininovela.

Leia Mais:

O projeto foca na criação de dramaturgia em formato vertical com episódios curtos de dois minutos e busca transformar as mininovelas em alternativa para quem procura entretenimento e consome conteúdo pelo celular. Em formato de novelas ou séries, as produções vão do drama à ficção científica, e do suspense ao humor, garantindo uma variedade em entretenimento gratuito para os usuários do app. 

“Esse é um formato inovador adaptado às novas tendências de consumo de conteúdo pelo celular. Todas as produções são originais e desenvolvidas exclusivamente para a plataforma do Kwai. Falam sobre conflitos do cotidiano, temas relevantes para a sociedade relacionados a questões sociais e relacionamentos. É um novo lugar para o entretenimento, para consumir dramaturgia de forma leve, em formato curto e na vertical”, afirma Wladimir Winter, diretor sênior de conteúdo do Kwai Brasil.

Wladimir Winter, diretor sênior de conteúdo do Kwai
Wladimir Winter, diretor sênior de conteúdo do Kwai | Foto: Divulgação

O Kwai conta com parcerias com agências, produtoras e criadores de conteúdo audiovisual, que são responsáveis ​​pela pré-produção, produção e pós-produção dos vídeos, e que trabalham em cada etapa de construção criativa. São vídeos que podem incluir um começo, um meio e um fim, ou que podem fazer parte de um arco narrativo maior com diversos episódios curtos.

“O Kwai atua como um consultor, dando total liberdade criativa para os parceiros. O programa busca democratizar o acesso a produções audiovisuais, independente da sua posição na cadeia de produção. Queremos que criadores brasileiros de todos os cantos do país se tornem estrelas de suas próprias histórias”, completa Wladimir Winter. 

Funcionalidades do Telekwai

Além disso, o Kwai desenvolveu uma funcionalidade inédita para plataformas de vídeos curtos, que permite a publicação de vídeos em uma sequência específica. A novidade está sendo usada inicialmente pelas agências, produtoras e criadores de conteúdo envolvidos no programa do TeleKwai. 

Atualmente, o projeto do TeleKwai conta mais de 180 contas ativas na plataforma gerenciadas por agências, produtoras e criadores de conteúdo parceiros do programa. Entre as produções de destaque estão as cinco minisséries criadas pelo ator e diretor Felipe Reis; as histórias de humor desenvolvidas por Mederi Corumbá e Juliana Martins (criadores dos canais Galo Frito e 5 Alguma Coisa); os conteúdos voltados para drama, romance e sobrenatural, produzidos pela DR, produtora de conteúdos digitais; e mininovelas juvenis, estreladas pela atriz mirim Marianna Santos. 

Fala Comigo_atores
Bruna Varga e Felipe Reis, atores do “Fala Comigo”, do TeleKwai. Foto: Divulgação

“Quanto mais espaço houver, quanto mais oportunidades surgirem para a produção de conteúdo audiovisual, principalmente fora do eixo de grandes produtoras, melhor. Estar junto ao Kwai nesse início de uma nova era da ficção, é motivo de muito orgulho pra mim. É uma oportunidade para profissionais talentosos, e que até agora não tiveram uma boa chance de mostrar seu trabalho. Até agora, passaram mais de 20 atores nas minisséries que fizemos. É uma nova engrenagem que vem surgindo aí”, pontua o ator e diretor Felipe Reis. 

Primeiras temporadas

A proposta do TeleKwai foi desenvolvida na China em 2019, onde é um sucesso de audiência. Em 2021, o Kwai lançou o programa em países de língua hispânica na América Latina, como Argentina, Colômbia e México. Para o Brasil, a plataforma aposta em produções de diferentes gêneros e que criem histórias que falem diretamente com a população brasileira, com sua cultura e traços únicos.

Conheça algumas das mininovelas e minisséries em destaque que estrearam pelo TeleKwai no Brasil: 

  • Distopia – De Pedro Filizzola e Tarley Mccartiney, primeira minissérie de ficção científica para celular, narra a viagem dos tripulantes da Missão Marte ao espaço.

  • Meu Chapa, Guru – Conheça o chapeiro argentino que vive no Brasil há dez anos e motiva seus clientes e funcionários por meio de suas histórias no dia a dia.
  • Golpistas! – Minissérie de ação idealizada por Enéias Tavares e Felipe Reis, conta a história de um casal de assaltantes e um golpista de primeira linha em um grande jogo de enganação.
  • Fala Comigo – Estrelada e dirigida por Felipe Reis, com roteiros de Guilherme Avzaradel, esta comédia romântica traz um casal de amigos que compartilha suas histórias e decepções amorosas.
  • Câmera de Insegurança – Cm roteiros de Herácliton Caleb, é uma história divertida onde dois porteiros tentam extorquir moradores de um condomínio, mas as coisas se complicam.
  • O Lado Obscuro – Traz mininovelas de crimes, reviravoltas e histórias sobrenaturais.
  • Histórias de Amor – Mininovelas que contam histórias de encontros e desencontros amorosos.
  • Meu Patrão – Estrelada pelo criador e dublador Mederi Corumbá, esta divertida minissérie de humor traz situações absurdas no ambiente de trabalho.
  • Novelinhas da Marianna Santos – Histórias da vida real com mensagens motivacionais interpretada pela atriz mirim Marianna Santos

Escrito por Láisa Naiane

Após polêmica, Laís detalha confusão em grupo dos ex-BBBs

Encontro: Mãe de Lina fala sobre transição da cantora: “Não foi fácil”