A Encore, plataforma interativa de performance ao vivo co-fundada pelo rapper Kid Cudi, lançou o Encore Studio App, um espaço de realidade aumentada para músicos. O lançamento recebeu um investimento de US$ 9 milhões (aproximadamente R$ 45 milhões) liderado pela Battery Ventures e outros investimentos da 468 Capital, Parade Ventures, Nomad Ventures, Moving Capital, Kayak Ventures e Gaingels.
Leia mais:
- Meta e OEA oferecerão cursos gratuitos de Realidade Aumentada
- 28º Prêmio Multishow investe em realidade virtual e NFT para fãs
- Meta lança supercomputador de inteligência artificial de última geração
- Coca-Cola estreia plataforma de inovação e lança produto com Ava Max
A Encore é uma ferramenta para músicos lançarem novas músicas e hospedarem conversas e experiências interativas com os fãs. Por meio da plataforma, os artistas podem criar e se apresentar ao vivo em ambientes personalizados de realidade aumentada, essencialmente desenvolvendo um show de palco por meio de seus telefones.
De acordo com o Music Business Worldwide, os fãs participam por meio de microtransações na forma de um ‘clap’, que pode ser usado para assistir a shows ao vivo, conversar com um artista e interagir. Os valores arrecadados com os ‘claps’ são divididos 80/20 entre o Encore e o criador, com 80% indo para os artistas, diz a empresa.
Ainda na versão beta privada, “centenas” de artistas, incluindo SSGKobe, KYLE, Too $hort e The Cool Kids, criaram e realizaram shows no Encore para “dezenas de milhares” de fãs, diz a Encore, e foram coletivamente “aplaudidos quase um milhão de vezes”.
Com sede em Los Angeles, a Encore é liderada por uma equipe de artistas, criativos e empreendedores de tecnologia, todos com o objetivo de “democratizar a indústria da música”, diz a empresa. A Encore é co-fundada pelo premiado artista Kid Cudi (diretor de criação), produtor de Hollywood, roteirista e diretor Ian Edelman (presidente) e o empresário de tecnologia Jonathan Gray (CEO).