banner com link para rádio globo
Mark Zuckerberg utilizando a Realidade Virtual
Mark Zuckerberg utilizando os recursos Realidade Aumentada. Foto: Reprodução Instagram/@zuck
in

Meta e OEA oferecerão cursos gratuitos de Realidade Aumentada

Iniciativa treinará mais de 10 mil criadores de conteúdo por meio de cursos gratuitos e online de Realidade Aumentada (AR) a partir de janeiro de 2022

A Meta, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), treinará mais de 10 mil criadores de conteúdo por meio de cursos gratuitos e online de Realidade Aumentada (AR). Esse é um primeiro passo para trazer o metaverso para a América Latina e o Caribe, abrindo novas oportunidades econômicas nos 35 países da região. Conheça os cursos acessando aqui.

Os cursos serão lançados em janeiro de 2022 e visam desenvolver conjuntos de habilidades em AR nos próximos três anos e gerar oportunidades econômicas em toda a região. Os treinamentos terão três níveis de especialização, do básico ao avançado, para oferecer suporte tanto a criadores emergentes quanto aos já mais experientes. São eles: Spark AR Quickstart, Spark AR Fundamentals e Spark AR Pro Course.

Spark AR - Realidade Aumentada Meta
Spark AR, Realidade Aumentada Meta. Foto: Divulgação

Atualmente, os filtros em realidade aumentada já são uma grande oportunidade para criadores de conteúdo, com mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo. Além disso, Brasil e México estão entre os 10 principais países com o maior número de criadores ativos. Alguns exemplos de criadores que têm se destacado na região são: Bianca GaruttiVituloxFino e Pedro Afonso que usam os efeitos de realidade aumentada (AR) feito por centenas de milhares de desenvolvedores Spark AR mensalmente.

Cursos gratuitos e online de Realidade Aumentada (AR)

A iniciativa, anunciada no evento da Academia Juvenil de Tecnologias Transformadoras das Américas da OEA, marca o primeiro investimento global em AR dos Programas XR e Fundos de Pesquisa de US$ 50 milhões para ajudar a construir o metaverso de forma responsável, oferecendo cursos de Spark AR da Meta em espanhol, português e inglês, com a participação de criadores locais.

Os criadores que concluírem todos os módulos e passarem no exame receberão uma Certificação em Spark AR, que validará seus conhecimentos e proficiência. Além disso, eles terão acesso ao Facebook Certification Career Network, uma plataforma de busca de empregos em que estão presentes empresas que buscam encontrar talentos qualificados.

A OEA é um de nossos principais aliados em programas ligados ao metaverso com foco em educação e desenvolvimento econômico, e estamos muito entusiasmados em trabalhar ao lado deles nesses treinamentos inovadores para ajudar as pessoas na América Latina e no Caribe a criar experiências em realidade aumentada com Spark AR”, explicou Pedro Less, vice-presidente de Políticas Públicas para a América Latina da Meta.

Meta e OEA oferecerão cursos gratuitos de Realidade Aumentada
Os cursos de Realidade Aumentada é um primeiro passo para trazer o metaverso para a América Latina e o Caribe. Foto: Divulgação

Leia Mais:

A OEA trabalhará com a Meta para ampliar o alcance do treinamento Spark AR para milhares de pessoas na América Latina e no Caribe, contemplando diversos públicos – que incluirão mulheres, jovens adultos, comunidades rurais e indígenas, entre outros.

“Estamos entusiasmados para trabalhar com a Meta para oferecer aos jovens nos Estados membro as ferramentas de que precisam para estar mais bem equipados para os empregos do futuro. Isso se tornou ainda mais relevante no contexto dos desafios apresentados pela pandemia COVID-19. Esforços de cooperação como este nos permitem ter um impacto maior, alcançando mais pessoas, com mais conhecimentos, mais habilidades e mais oportunidades para construir seu futuro”, disse Luis Almagro, Secretário-Geral da OEA.

O desenvolvimento do metaverso nos próximos anos promete abrir oportunidades econômicas para uma série de novos empregos. Aplicação de Realidade Aumentada pelo celular já está nos dando uma ideia do que podemos esperar do metaverso: experiências interativas e imersivas que ajudam as pessoas a se conectarem melhor umas com as outras e com o mundo ao seu redor. Nas próximas semanas, compartilharemos mais detalhes sobre as datas dos cursos. Para se inscrever nesta oportunidade, visite a Youth Academy da OEA.

Escrito por Láisa Naiane

Gkay explica briga com Carlinhos Maia e cita Whindersson Nunes

Metroid Dread é eleito o melhor game do ano pela Time