in ,

Kelis critica Beyoncé por não ter pedido autorização para usar sample – entenda

Polêmica também envolve Pharrell Williams e Chad Hugo (The Neptunes)

kelis-beyonce
Fotos: Divulgação / Getty Images (Uso autorizado ao POPline)

O novo disco de Beyoncé é o assunto desta sexta-feira (29) no universo da música. A superestrela liberou o disco “Renaissance Act I em todas as plataformas de áudio. Em seu novo projeto, a cantora se inspira em artistas e movimentos culturais da década de 1990, trazendo samples e elementos que dominaram as pistas de dança naquela época.

Beyoncé tracklist
(Foto: Divulgação)

LEIA MAIS: 

As 16 novas faixas homenageiam nomes como Robin S, cantora que ficou entusiasmada com o uso de sua música “Show Me Love, de 1993, no lead-single do novo álbum de Beyoncé, “Break My Soul”. Mas nem todos os artistas celebrados por Queen B receberam os tributos da mesma forma.

A cantora Kelis, de 42 anos, é conhecida por sucessos como “Bossy” e “Milkshake” criticou a estrela global por não ter sido avisada do uso da músicaGet Along With You”, de 1999, em “Energy”, quinta faixa do novo projeto de Beyoncé.

Essa, porém, não é a única reclamação de Kelis, que acusou Pharrell Williams e Chad Hugo, do Neptunes, com quem ela trabalhou em seu primeiro disco, de não creditá-la na música original e usar a canção 20 anos depois, sem avisar.

No dia 25, Kelis comentou em uma publicação no Instagram, que noticiava o uso do sample no novo álbum de Beyoncé:

“Minha mente também está explodindo porque o nível de desrespeito e total ignorância de todas as 3 partes envolvidas é surpreendente. Eu ouvi sobre isso da mesma forma que todo mundo fez. Nada é o que parece, algumas das pessoas neste negócio não têm alma ou integridade e enganam a todos.”

Foto: divulgação

Kelis se revoltou contra Beyoncé e os produtores nas redes soicais

Kelis também publicou alguns vídeos em seu Instagram acusando Beyoncé e o duo de produtores de não avisá-la sobre o sample. Ela disse que Williams foi “mesquinho” e agiu de tal forma para irritá-la. “Tenho o direito de ficar frustrada”, disse a artista.

A cantora de R&B falou que Bey, assim como outros artistas, já a “copiou antes” e deveria ter pedido sua permissão antes de usar a música. “A questão é que não somos apenas artistas femininas, artistas femininas negras em uma indústria – não há muitas de nós”, disse ela. “Nós nos conhecemos, nos conhecemos, temos amigos em comum. Não é difícil. Ela pode entrar em contato, certo?”, declarou Kelis no vídeo.

“Por que? Porque ninguém teve a decência humana de ligar e dizer, ‘Ei, nós gostaríamos de usar seu registro.’ A razão pela qual estou irritado é porque eu sei que foi de propósito.”

kelis
Foto: Getty Images (Uso autorizado ao POPline)

Kelis engrossou o tom de suas críticas a Pharrell e Chad. “Ele (Pharrell) tem créditos de composição em meus discos, todos os meus singles coincidentemente, e ele nunca escreveu uma música e letra por dia em sua vida”. Ela alega que foi vítima de um golpe dos produtores quando estava trabalhando em seus primeiros álbuns.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kelis (@kelis)

Em outro vídeo, ela falou sobre o “empoderamento” de Beyoncé:“A realidade é que todo esse empoderamento feminino só conta se você realmente fizer isso. Se você está realmente vivendo isso. Não apenas fale.”