O TikTok é o novo artifício utilizado para espalhar notícias falsas em benefício do presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaristas têm usado o aplicativo de vídeos curtos para disseminar ‘fake news’ como se artistas internacionais, como Katy Perry e Black Eyed Peas, apoiassem e defendessem o governo.
> “Se você apoia Bolsonaro, deixe de me seguir”, diz Xuxa no Instagram
Leia mais:
- “Liar”: Anitta usa música de Britney para criticar Jair Bolsonaro
- Karol Conka ironiza fala de Bolsonaro em comercial de Esquadrão Suicida
- Ludmilla: “não sou bolsominion, não votei no Bolsonaro”
Vídeo de Katy Perry descontextualizado
Em um dos vídeos postados, é usado um vídeo de Katy Perry com a bandeira do Brasil em um show de 2011. Isso não é dito no vídeo. A imagem da cantora é utilizada como se fosse atual, vestindo a bandeira para apoiar Jair Bolsonaro. No vídeo, lê-se: “Katy Perry pede para o povo brasileiro continuar com o Bolsonaro”. É mentira.
A cantora, na verdade, é uma das signatárias de uma carta de artistas ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden, pedindo que ele não aceite o acordo ambiental com o Brasil. Ou seja, ela não concorda com a política de Bolsonaro. Ela também era anti-Trump.
Black Eyed Peas, na verdade, se posicionou #EleNão
O caso do Black Eyed Paes é parecido. Bolsonaristas usam um vídeo descontextualizado do grupo no palco do Rock in Rio, expressando seu amor pelo Brasil. Mas, em vez disso, o que se lê no vídeo é: “Os Black Eyed Peas disseram que amam feijoada, amam o Brasil e amam o Bolsonaro também! kkkk Mitoooo”. Mentira.
O Black Eyed Peas nunca disse que ama o Bolsonaro. Pelo contrário, durante a campanha eleitoral de 2018, o grupo aderiu ao uso da hashtag #EleNão – em oposição ao político por seus posicionamentos intolerantes.