Enquanto você lê esta matéria, Junior e sua equipe provavelmente estão em uma sala de ensaio. O cantor se prepara para a “Solo Tour”, sua primeira série de shows como solista em mais de 30 anos de carreira. Além de voltar a cantar, Junior promete também voltar a dançar. Quem colabora com ele é a coreógrafa Fernanda Fiuza, diretora cênica e de movimento da turnê, que também trabalha com Marina Sena.
“O Ju tem um corpo dançante, né? Ele se move o show inteiro! Em alguns momentos, ele pega um trecho da coreografia, uma nuance, e em outros, conduz a cena inteira. O show dele é movimento”, ela adianta em entrevista exclusiva ao POPline.
Leia mais:
- Junior revela quais músicas de Sandy & Junior cantará na “Solo Tour”
- POPline: “Seus Planos”, de Junior, é a escolha dos leitores para clipe em 2024!
- Gloria Groove alude a “Procurando Nemo” em rap para Junior
- Entrevista: Junior abre o jogo sobre nudes, crise conjugal e feat. com Gloria Groove
O popstar, que vendeu mais de 17 milhões de álbuns ao lado da irmã Sandy nos anos 1990 e 2000, já adiantou que o show terá 26 músicas. O repertório abraçará os álbuns “solo (vol. 1)” e “solo (vol. 2)” e algumas músicas da época da dupla, como “Libertar”, “Dessa Vez” e “Enrosca”. Esta última, inclusive, ele apresentou recentemente no “Altas Horas”, com uma nova roupagem. Cantou tocando guitarra.
Pensamento disruptivo na “Solo Tour”
Segundo Fernanda, Junior está “pensando de um jeito mais disruptivo”, o que tem guiado o trabalho. Para o show, a dança é pensada de um jeito não convencional, que às vezes nem parece uma coreografia. Eles estão trabalhando em cena com parkour, modalidade esportiva conhecida por saltos e corridas com obstáculos. Madonna já usou o mesmo em shows. “O que mais me motivou a agregar o parkour foi a ideia de expandir o pensamento cênico”, conta a diretora cênica, “acho também que o parkour dá um tom de ação à cena!”.
“Acho que o mais surpreendente não será uma coreografia específica, mas sim a maneira como pensamos a construção cênica do show. Os deslocamentos, as pausas e as coreografias em 360 graus, tudo feito com muita personalidade e até de cabeça para baixo. Além disso, o elenco foi escolhido pelas habilidades específicas. São artistas e atletas incríveis!”, adianta Fernanda Fiuza.
Rotina de ensaios do Junior
Os ensaios de dança começaram há quase um mês e duram de quatro a seis horas por dia. Já os ensaios de parkour foram iniciados um pouco depois, porque o cenário precisava estar pronto. Junior também conta com a diretora criativa Nídia Aranha na equipe. É a mesma que trabalhou com Ludmilla no Festival Coachella.
“Está sendo uma honra criar com o olhar dela e o time dela. Junior também participa da criação no processo, o que é maravilhoso, pois ninguém melhor do que ele para dar contorno a esse trabalho”, conta Fernanda Fiuza, “trabalhar com ele é tranquilidaaade. O Junior é uma das pessoas mais gentis e legais que já conheci! É muito bom dialogar com ele e criar juntos. Ele tem muita vivência, né? Por isso, aprendo muito no processo!”.
A “Solo Tour” começará no dia 9 de novembro em Campinas (SP) e seguirá por São Paulo (SP) no dia 23 de novembro, Goiânia (GO) no dia 13 de dezembro e Belo Horizonte (MG) no dia 14 de dezembro. Os ingressos estão à venda. Para 2025, Junior adianta que se apresentará em cidades como Rio de Janeiro e Curitiba, em datas a confirmar.