Mesmo sem saber que se trata da capa de um dos álbuns de rock mais populares dos anos 1980, o desenho que estampa o encarte de “Unknown Pleasures” do Joy Division certamente já foi visto por milhares de pessoas ao redor do mundo. Agora, esse mesmo desenho virou um símbolo da luta contra mudança climática.
Leia mais:
- Coldplay convoca governadores brasileiros para ações climáticas
- BLACKPINK lidera campanha das Nações Unidas sobre mudanças climáticas
- No Doubt faz show para conscientização das mudanças climáticas no Global Citizen Earth Day: veja o vídeo
A obra criada por Peter Saville e Chris Mathan para o clássico disco do Joy Division de 1979 foi escolhida nesta semana para compor o mural da campanha “No Music On A Dead Planet”, criada pela organização Music Declares Emergency. O desenho, que foi originalmente baseado em uma imagem de ondas de rádio do pulsar CP 1919, agora mostra as ondas planas e sem vida, justamente para “simbolizar o silêncio eterno de um planeta morto”.
O novo poster criado a partir da capa de “Unknown Pleasures” fará parte de uma campanha ainda maior, que pede por “ações urgentes” a cerca da causa climática. Toda essa movimentação antecede a COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, que acontecerá entre 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.
Music Declares Emergency
A Music Declares Emergency é um grupo de artistas, profissionais da indústria musical e organizações que se unem para declarar uma emergência climática e ecológica e pedir uma resposta governamental imediata para proteger toda a vida na Terra. A organização acredita no poder da música para promover a mudança cultural necessária para criar um futuro melhor.
Além da campanha atual usando a capa do disco do Joy Division, anteriormente a Music Declares Emergency também já havia trabalhado em outras iniciativas junto a grandes nomes da música, como The 1975, Billie Eilish e Thom Yorke.